Guerra Fria: a Corrida Armamentista

Corrida Armamentista: um resumo

A Corrida Armamentista foi um dos tantos conflitos indiretos que fizeram parte da chamada Guerra Fria.

O assunto aparece com uma grande frequência em questões de geografia e de história das principais provas do país, como o ENEM e os vestibulares.

Corrida Armamentista: Definição

O termo Corrida Armamentista se refere à concorrência entre as duas principais potências da Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética, com o objetivo de desenvolver tecnologias armamentistas e acumular a quantidade de armamentos, mesmo em tempos de paz. Dessa maneira, pode-se observar, ao longo de toda a Corrida, um grande aperfeiçoamento da pesquisa visando o desenvolvimento de armas e o aperfeiçoamento de diversas táticas militares.

Corrida Armamentista: Contexto Histórico

A Guerra Fria se iniciou no ano de 1947 e terminou somente no ano de 1991 com a dissolução da URSS. O conflito foi responsável por dividir, no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, o mundo em dois blocos: o socialista, liderado pela União Soviética e o capitalista, liderado pelos Estados Unidos.

É nesse momento que se insere a Corrida Armamentista, um momento extremamente tenso da história mundial.

Corrida Armamentista: Características

Apesar do que o seu nome poderia indicar, a Corrida Armamentista não foi marcada por conflitos armados ou por violência direta. Ao invés disso, o termo indica um período no qual a pesquisa e o desenvolvimento de armas receberam muito incentivo.

Os dois países rivais, União Soviética e Estados Unidos, durante a corrida armamentista, realizavam lançamentos de novos armamentos praticamente ao mesmo tempo. Isso porque, a todo momento as potências tentavam se superar para afirmar que o seu sistema era melhor que o rival.

Os primeiros indícios dessa competição foram dados no ano de 1945, quando os americanos lançaram duas bombas atômicas sobre o Japão. Após 4 anos desse evento, a União Soviética anunciou que também possuía uma avançada tecnologia nuclear.

Pode-se perceber, dessa forma, que as duas potências utilizavam o terror como um argumento para ameaçar o inimigo e para afirmar que estaria mais avançado na competição armamentista. Além disso, as duas nações mantinham exércitos numerosos com armas dos mais variados tipos, inclusive de tipo nuclear.

É válido destacar que a evolução e a produção dos armamentos foi tão intensa que, em determinado momento, acreditou-se que o planeta pudesse ser destruído, principalmente no evento que ficou conhecido como Crise dos Mísseis, no ano de 1962.

Corrida Armamentista: Fim

A competição só terminaria com a assinatura de dois tratados de redução de armamentos. Os acordos seriam realizados pelos EUA e pela URSS, nos anos 70 e 90, respectivamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.