UESC encerra inscrições para Processo Seletivo EAD 2023 hoje (25)

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) encerra na tarde desta segunda-feira, dia 25 de setembro, o período de inscrição para o Processo Seletivo 2023 para cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD). De acordo com o cronograma, os interessados têm até as 16h (horário de Brasília) para se inscrever.

A UESC está ofertando mais de mil vagas para o ingresso de novos alunos em cursos de Licenciatura EaD, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Essa é uma ótima oportunidade para quem tem o Ensino Médio completo e deseja ingressar no ensino superior em cursos a distância. Confira a seguir como se inscrever no Processo Seletivo EaD e como será a classificação dos candidatos!

UESC
A aplicação das provas está marcada novembro. Imagem: UESC/ Divulgação

Como se inscrever?

Conforme as orientações do edital, a UESC está recebendo as inscrições para essa seleção exclusivamente de forma virtual. Os interessados devem realizar o preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no site da universidade.

Além de escolher uma opção de curso, os candidatos deverão escolher também no momento da inscrição o polo de apoio presencial no qual deseja estudar. Durante o cadastro os candidatos podem optar por participar da seleção em ampla concorrência ou através do sistema de cotas.

Para participar do Processo Seletivo EaD 2023, os candidatos não isentos deverão pagar a taxa de inscrição até amanhã, dia 26 de setembro. A taxa é no valor de R$ 100,00 (cem reais).

Isenção da taxa

A UESC já recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição e o resultado já está disponível. Conforme estabelecido no edital, têm direito ao benefício da gratuidade na inscrição os candidatos que puderam comprovar:

  • Ser servidor(a) da UESC; ou
  • Possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Provas do Vestibular EAD

Ainda segundo estabelecido em edital, a classificação dos candidatos será estabelecida partir do desempenho por eles obtida em prova aplicada pela UESC de forma presencial. A avaliação será composta a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio.

A aplicação das provas do Processo Seletivo 2023 está marcada para o dia 26 de novembro de 2023. O início das provas será às 13h (horário de Brasília) e a aplicação terá duração de 4h30min.

Os locais de prova serão nos polos de apoio presencial que contam com a oferta de vagas. O edital indica ainda que as provas serão aplicadas no Polo para o qual o candidato se inscrever para concorrer por uma vaga.

A UESC aplicará uma prova de redação em Língua Portuguesa e uma prova objetiva composta por 45 questões de múltipla escolha sobre as seguintes áreas:

  • Linguagens: Língua portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira
    (Inglês ou Espanhol);
  • Ciências Humanas: História, Atualidades e Geografia;
  • Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia;
  • Matemática.

No dia da prova, os candidatos deverão chegar com antecedência aos locais de prova, pois não será permitido o acesso após o horário de fechamento dos portões. Os candidatos deverão apresentar documento oficial de identificação com foto.

Oferta de vagas

Conforme estabelecido no edital, a oferta total da UESC é de 1.512 (mil quinhentas e doze) vagas para os cursos de Licenciatura EAD. As vagas são para as licenciatura em  Biologia, Física, Letras, Matemática e Pedagogia.

O edital indica ainda que há vagas para os seguintes polos: Amargosa, Brumado, Ibicuí, Ibotirama, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Itapetinga, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Ipiaú, Itamaraju, Jequié e Itanhém.

A UESC ainda não divulgou a data de divulgação do resultado final do processo seletivo. Veja mais detalhes no edital do Processo Seletivo EAD.

Leia também Unicamp divulga concorrência do Vestibular 2024; veja aqui os cursos mais concorridos; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.