Concurso Bombeiros: banca é confirmada e ESTE edital pode sair nos próximos dias

Veja mais esclarecimentos

Mais um concurso Bombeiros está chegando. O edital tem sido um dos mais esperados até o momento e vai trazer grandes oportunidades.

Trata-se do novo concurso Bombeiros RJ (Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro) para oficiais. O certame já conta com banca organizadora, a FGV será a empresa responsável.

A empresa foi confirmada nesta segunda-feira, 25 de setembro.

Vagas e requisitos concurso Bombeiros 

O Corpo de Bombeiros tem planos de oferecer um total de 50 vagas para a função de oficial. Para ingressar na carreira de oficial do Corpo de Bombeiros, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  1. Escolaridade: Ter concluído o ensino médio.
  2. Idade Mínima: Ter pelo menos 18 anos no momento da inscrição. Não há limite máximo de idade estabelecido no edital.
  3. Remuneração Inicial: No último concurso realizado em 2022, cujo processo ainda está em andamento, a remuneração inicial para o cargo de oficial foi de R$ 3.897,24. Esse valor é composto pelo soldo básico acrescido de gratificações e adicionais relacionados à função.

Como foi o último concurso Bombeiros 

O último concurso para oficiais do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, que teve início em 2022, ofereceu um total de 40 vagas para o cargo de cadete BM do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDPII). A organização do concurso ficou a cargo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As oportunidades foram abertas tanto para homens quanto para mulheres, sem distinção na distribuição das vagas entre os gêneros. Isso significa que tanto homens quanto mulheres tiveram a mesma oportunidade de concorrer às vagas para cadete BM do 1º ano.

Concurso Bombeiros: banca é confirmada e ESTE edital pode sair nos próximos dias
Concurso Bombeiros: banca é confirmada e ESTE edital pode sair nos próximos dias. Imagem: Reprodução

 

A fase objetiva do concurso Bombeiros contou com 100 questões divididas entre estas disciplinas:

  • 15 questões de língua portuguesa;
  • 15 questões de matemática;
  • 15 questões de física;
  • 15 questões de química;
  • 10 questões de biologia;
  • 10 questões de geografia;
  • 10 questões de história;
  • 5 questões de questões de língua estrangeira – inglês; e
  • 5 questões de sociologia.

A seleção para o cargo de cadete BM do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDPII) consistiu em duas etapas:

Prova Objetiva: Esta etapa teve caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos foram submetidos a uma avaliação por meio de questões de múltipla escolha para verificar seu conhecimento em relação aos temas relevantes para a função.

Teste de Aptidão Física, Inspeção de Saúde e Exame Documental: Essa etapa foi composta por diversas avaliações de caráter eliminatório. Os candidatos passaram por um teste de aptidão física para avaliar sua condição física e capacidade de realizar atividades físicas relacionadas ao cargo. Além disso, houve uma inspeção de saúde para verificar a saúde geral dos candidatos e um exame documental para confirmar a documentação necessária.

Dicas de preparação 

Confira as dicas e avance rumo ao seu sonho:

Entenda o Edital: Comece lendo atentamente o edital do concurso. Isso fornecerá informações essenciais sobre os requisitos, as datas importantes, o conteúdo do exame e o formato das provas.

Crie um Cronograma de Estudo: Estabeleça um plano de estudo realista com metas diárias, semanais e mensais. Leve em consideração seus compromissos pessoais e profissionais.

Escolha Materiais de Estudo: Identifique livros, materiais online, cursos preparatórios ou apostilas que abordem o conteúdo do concurso. Certifique-se de utilizar fontes confiáveis e atualizadas.

Estude Regularmente: Mantenha uma rotina consistente de estudos. Divida seu tempo para revisar todos os tópicos do conteúdo programático.

Faça Resumos e Anotações: Enquanto estuda, faça resumos e anotações que ajudem a consolidar seu conhecimento. Isso facilitará a revisão posterior.

Resolva Questões Anteriores: Pratique resolvendo questões de provas anteriores do mesmo concurso ou de concursos similares. Isso ajuda a familiarizar-se com o formato das questões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.