UESC abre inscrições para Processo Seletivo EAD 2023

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) já abriu o período de inscrição para o Processo Seletivo 2023 para ingresso nos cursos de graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância (EAD). As inscrições seguem abertas até as 16h do dia 25 de setembro.

De acordo com o edital, o processo seletivo ofertará vagas para ingresso em cursos ofertados através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Há oportunidades para ingresso em cinco cursos de graduação (licenciatura): Biologia, Física, Letras, Matemática e Pedagogia.

Processo Seletivo EAD 2023: Inscrições

Conforme as orientações do edital, a UESC está recendo as inscrições on-line. Portanto, os interessados deverão acessar o site da universidade e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição até as 16h do dia 25 de setembro (horário de Brasília).

No ato da inscrição os candidatos devem indicar uma opção de curso e escolher um polo de apoio presencial, além de informar os dados pessoais e escolares solicitados.

Para efetivar a inscrição, os candidatos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 26 de setembro. De acordo com o edital, o valor da taxa é de R$ 100,00 (cem reais). Conforme as orientações da UESC, somente serão aceitos pagamentos através de boleto bancário.

Isenção da taxa

A universidade também já abriu o período para envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição. Os pedidos poderão ser feitos até o dia 5 de setembro, sendo obrigatório o envio de documentação para a comprovação dos critérios.

De acordo com o edital, a UESC vai assegurar a isenção total do pagamento da taxa de inscrição, exclusivamente aos candidatos que puderem comprovar:

  • Ser servidor(a) da UESC; ou
  • Possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Os candidatos que se enquadrarem em um desses critérios deverão enviar os documentos comprobatórios digitalizados, para o e-mail vestibular@uesc.br. O assunto do e-mail deve ser: “Documento comprobatório de isenção de inscrição – Vestibular 2023”.

UESC divulga oferta de mais de 1.500 vagas para cursos de graduação EAD
A UESC ofertará mais de 1.500 vagas para ingresso em cursos de graduação EAD. Imagem: Júlia Barreto/ Divulgação

Provas do Vestibular EAD

Para fins de classificação dos inscritos, a UESC aplicará provas de forma presencial. A avaliação abarcará conteúdos dos componentes curriculares do Ensino Médio.

De acordo com o edital, a aplicação das provas do Processo Seletivo 2023 está marcada para o dia 26 de novembro de 2023. O início das provas será às 13h e a aplicação terá duração de 4h30min.

Os locais de prova serão nos polos de apoio presencial que contam com a oferta de vagas. O edital indica ainda que as provas serão aplicadas no Polo para o qual o candidato se inscrever para concorrer por uma vaga.

A UESC aplicará uma prova de redação em Língua Portuguesa e uma prova objetiva composta por 45 questões de múltipla escolha sobre as seguintes áreas:

  • Linguagens: Língua portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira
    (Inglês ou Espanhol);
  • Ciências Humanas: História, Atualidades e Geografia;
  • Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia;
  • Matemática.

De acordo com as orientações da universidade, no dia da aplicação os candidatos deverão chegar com antecedência aos locais de prova munidos de documento oficial de identificação com foto.

Oferta de vagas

Ao todo, a UESC está ofertando 1.512 (mil quinhentas e doze ) vagas para os cursos de Licenciatura EAD. As oportunidades estão distribuídas entre os polos de Amargosa, Brumado, Ibicuí, Ibotirama, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Itapetinga, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Ipiaú, Itamaraju, Jequié e Itanhém.

A UESC ainda não divulgou a data de divulgação do resultado final do processo seletivo.

Acesse o edital do Processo Seletivo EAD para mais informações.

Leia também Inep recebe pedidos de reaplicação das provas do ENCCEJA 2023 até essa sexta-feira (1); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.