Inep recebe pedidos de reaplicação do ENCCEJA 2023 até sexta-feira (1)

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) recebe até a próxima sexta-feira, dia 1º de setembro, os pedidos para reaplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023.

As provas do Encceja 2023 foram aplicadas no último domingo, dia 27 de agosto. O Inep aplicou as provas para cerca de 1 milhão de participantes em locais de prova no Distrito Federal e nos 26 estados brasileiros.

De acordo com o Inep, a reaplicação do Encceja 2023 está marcada para os dias 17 e 18 de outubro. Nessas mesmas datas o Inep aplicará o Encceja para as Pessoas Privadas de Liberdade. 

Como solicitar a reaplicação?

De acordo o edital, têm direito à reaplicação do exame os participantes que tiveram problemas logísticos no dia das provas ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera da aplicação.

Os pedidos de reaplicação devem ser feitos de forma virtual, exclusivamente por meio do site do Encceja. Os interessados devem acessar o sistema com as credenciais do gov.br e justificar a ausência, apresentando os documentos para comprovar o motivo da falta.

Ainda conforme o edital, o Inep considera como problemas logísticos:

  • Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local);
  • Assalto, furto, morte na família, privação de liberdade, etc.
  • Falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural);

  • Erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

No caso dos candidatos que faltaram devido à doenças infectocontagiosas (previstas no edital), é necessário apresentar atestado médio. O edital indica ainda que o documento deverá conter o nome completo do participante, diagnóstico com a descrição da condição e o código da Classificação Internacional de Doença (CID) e a assinatura e da identificação do profissional que realizou o diagnóstico, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM). 

Os candidatos que faltaram no dia do exame por motivo não previsto no edital não terão direito à reaplicação.

A reaplicação do Encceja 2023 está marcada para outubro. Imagem: gov.br
A reaplicação do Encceja 2023 está marcada para outubro. Imagem: gov.br

Resultado do Encceja 2023

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado do Encceja 2023 está prevista para o dia 22 de dezembro. Com os resultados do Encceja, os participantes podem obter certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou Médio ou uma Declaração Parcial de Proficiência com o desempenho no exame.

Conforme as regras do Ministério da Educação (MEC), para obter a aprovação no exame, o participante precisa obter uma pontuação igual ou superior a 100 pontos nas provas objetivas e obter pelo menos 5 pontos na prova de redação.

Sobre o Encceja

O Encceja é um exame nacional promovido pelo MEC para que jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade escolar adequada possam obter o certificado de conclusão dessas etapas da educação formal. Desse modo, a participação no exame é voluntária e gratuita. 

Puderam se inscrever para a certificação do ensino fundamental os estudantes que têm, no mínimo, 15 anos completos. Para o ensino médio, a idade mínima exigida pelo MEC é de 18 anos completos na data do exame. 

O Inep aplicou as provas do Encceja 2023 no último domingo (27), em dois turnos, das 9h às 14h e das 15h30 às 20h30. 

Para os inscritos para o ensino fundamental, o Inep aplicou quatro provas objetivas e uma redação. As provas objetivas foram sobre as seguintes áreas: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física; História e Geografia.

Já os participantes inscritos para a certificação de nível médio fizeram provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Linguagens, Códigos suas tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas tecnologias.

Acesse o site do Encceja para mais informações.

Leia também Unicamp encerra nesta quinta-feira (31) o período de inscrição para o Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.