UEM: Inscrições para o Vestibular de Inverno 2023 serão recebidas até 10 de julho

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2023. Conforme o edital, esse processo seletivo visa o ingresso de novos alunos ainda no 2º semestre letivo deste ano. A UEM oferta mais de mil vagas.

De acordo com o cronograma, o período de inscrição segue aberto até as 23h59 do 10 de julho de 2023 (horário de Brasília). A taxa de inscrição é no valor de R$ 177,00 (cento e setenta e sete reais).

Como se inscrever?

Ainda de acordo com o edital, a UEM está recebendo as inscrições exclusivamente de forma virtual. Portanto, para se inscrever os candidatos deverão acessar o site CVU (Comissão do Vestibular Unificado) e realizar o preenchimento do formulário de inscrição.

Além dos dados pessoais, os candidatos devem informar no ato de inscrição a opção de curso de graduação desejada. Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido, ou seja, até o dia 12 de julho. 

Isenção da taxa

A UEM já recebeu os pedidos de isenção da taxa de inscrição e o resultado foi publicado na última terça-feira (20). Os candidatos interessados em contestar as isenções indeferidas poderão interpor recursos até essa sexta-feira (22). A publicação do resultado final da isenção está prevista para o dia 27 de junho.

De acordo com o edital, puderam solicitar a isenção os candidatos que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que têm baixa renda.

Vestibular UEM 2023: último dia para solicitar isenção da taxa
A UEM aplicará as provas do Vestibular de Inverno 2023 no dia 27 de agosto. Imagem: Divulgação

Vestibular de Inverno 2023: Provas

A classificação dos inscritos nesse processo seletivo será feita a partir do desempenho por eles obtidos em exame aplicado pela UEM. A universidade divulgará os locais de prova no dia 27 de julho de 2023, em seu site.

Conforme indicado no edital, a aplicação da prova está marcada para o dia 27 de agosto de 2023. A avaliação contará com 50 (cinquenta) questões objetivas de múltipla escolha sobre conteúdos das disciplinas ministradas durantes o Ensino Médio. Nesse sentido, a prova abarcará conhecimentos de Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Além da prova objetiva, a UEM aplicará também uma prova de redação em Língua Portuguesa. O texto deverá ser escrito de acordo com a norma padrão, obedecendo a estrutura do tipo textual proposto.

Os estudantes interessados em participar desse processo seletivo já podem conferir todo o conteúdo programático das provas no site da UEM. Entre as obras literárias recomendadas para o exame estão:

  • “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis;
  • “Menino de engenho”, de José Lins do Rego;
  • “Quarto de Despejo – Diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus.

Oferta de vagas

A oferta total da UEM para o Vestibular de Inverno 2023 é de 1.170 (mil cento e setenta) vagas para ingresso ainda no 2º semestre letivo deste ano. Há oportunidades para diversos cursos de graduação presenciais ministrados vários campi da universidade.

Haverá a reserva de parte das vagas para o cumprimento das políticas de ações afirmativas da UEM. Desse modo, as vagas reservadas estão distribuídas entre os seguintes grupos:

  • 372 vagas para as cotas sociais;

  • 216 vagas para cotas sociais para candidatos negros;

  • 77 vagas para candidatos negros;

  • 66 vagas para pessoas com deficiência (PcD).

Resultado

De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado final do Vestibular de Inverno 2023, com a lista de aprovados em 1ª chamada, está prevista para o dia 18 de setembro. Na mesma data a UEM deve divulgar as orientações para as matrículas.

Para mais informações, acesse o edital do Vestibular de Inverno na íntegra

Leia também Inep informa que o Enem 2023 registrou mais de 4,6 milhões de pré-inscrições; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.