UEM divulga resultado do Vestibular de Verão 2023; confira

Foram oferecidas mais de mil vagas

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é uma instituição de ensino superior pública com sede na cidade de Maringá, estado do Paraná.

A UEM oferece uma série de oportunidades e de cursos para os seus estudantes, atraindo novos estudantes todos os anos.

Os candidatos que participaram do Vestibular de Verão da UEM em 2023 devem ficar atentos: a instituição acaba de divulgar o resultado do processo seletivo.

Dessa forma, para que você possa acessar o resultado e entender quais deverão ser os seus próximos passos no processo seletivo, separamos um resumo completo sobre o Vestibular de Verão 2023 da UEM. Vamos conferir!

Vestibular de Verão UEM 2023: resultados já estão disponíveis

Conforme indicado no calendário oficial do processo seletivo, a UEM divulgou o resultado do Vestibular de Verão 2023 às 10h desta quinta-feira, 25 de janeiro.

O resultado está disponível em formato PDF e pode ser acessado por todos os candidatos no site do Vestibular de Verão da UEM. Não é necessário realizar login ou cadastro para visualizar os resultados.

No site da UEM, os candidatos poderão acessar o resultado de duas maneiras: lista de aprovados por ordem alfabética ou lista de aprovados por ordem de classificação.

Ficou com alguma dúvida sobre o resultado do processo seletivo?Acesse o edital do Vestibular de Verão da UEM e confira mais informações.

Vestibular de Verão UEM 2023: oferta de vagas

Nesta edição do Vestibular de Verão, a UEM ofereceu 1.211 vagas para mais de 70 cursos ministrados nos campi da instituição. Do total de vagas para cada curso, turno e campus, 20% foi destinado ao sistema de cotas.

Vestibular de Verão UEM 2023
As vagas do Vestibular de Verão contemplavam mais de 70 cursos oferecidos pela UEM. Imagem: UEM/Reprodução

Puderam participar do Vestibular de Verão por meio do sistema de cotas os candidatos que atenderam a pelo menos um dos seguintes requisitos:

  • Cursaram as quatro últimas séries do Ensino Fundamental e o Ensino Médio em Instituição Pública de Ensino;
  • Estão inscritos no CadÚnico de família de baixa renda e possuem renda familiar mensal per capita de até 1/2 salário mínimo ou renda familiar mensal de até 3 salários mínimos.

Segundo os dados oficiais divulgados pela UEM, mais de 7 mil estudantes participaram do processo seletivo. Todos os candidatos aprovados irão ingressar já em 2024.

Nesta edição do processo seletivo, o curso com maior concorrência foi Medicina, com 466,16 candidatos por vaga.

Vestibular de Verão UEM 2023: período de inscrições

As inscrições para o Vestibular de Verão da UEM foram encerradas no dia 09 de outubro de 2023 e todos os candidatos puderam se inscrever somente de forma online por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site do Vestibular de Verão da UEM. Não s

Todos os candidatos precisaram pagar pagar uma taxa de inscrição de R$ 177,00 para participar do Vestibular de Verão da UEM. Porém, a UEM também ofereceu aos candidatos a possibilidade de solicitar isenção da taxa de inscrição. O benefício poderia ser solicitado pelos participantes que atendessem aos seguintes critérios:

  • Estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Forem membros de família de baixa renda, com renda mensal per capita de até meio salário mínimo.

Os pedidos foram recebidos pela UEM até 06 de setembro. O resultado preliminar das solicitações de isenção da taxa serão divulgados no dia 19 de setembro, enquanto o resultado final foi liberado em 26 de setembro de 2023.

Vestibular de Verão UEM 2023: funcionamento do processo seletivo

Conforme previsto no edital do Vestibular de Verão 2023 da UEM, todos os candidatos inscritos no processo seletivo realizaram uma prova prevê presencial no dia 10 de dezembro.

As provas do Vestibular de Verão da UEM foram compostas por 50 questões de múltipla escolha (objetivas) sobre as disciplinas de Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Além disso, os participantes também escreveram uma redação a partir do tema proposto pela banca examinadora.

Nesta edição do processo seletivo, as provas foram aplicadas nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama.

O gabarito preliminar da prova da UEM, por sua vez, foi divulgado para os candidatos no dia 11 de dezembro, a partir das 10h, e foram aceitos recursos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.