Turma da Mônica ilustra cartilha Cuidados na Escola, um guia para retorno às aulas presenciais

A cartilha Cuidados na Escola, lançada nesta terça-feira (22), traz como ilustração a Turma da Mônica e tem como objetivo dar orientações para a prevenção do novo coronavírus em escolas. Desse modo, a ideia é guiar as famílias quanto ao retorno das aulas presenciais no Brasil.

O guia do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas (Unicef) foi feito a partir de informações da OMS. Além disso, conta com as orientações do Ministério da Saúde e das secretarias de saúde estaduais e municipais. A cartilha Cuidados na Escola foi elaborada pela equipe técnica do Unicef das áreas de saúde, de educação e WASH (Água, Saneamento e Higiene). 

O guia também conta com a autoria de Mauricio de Sousa Produções, já que foi ilustrado com desenhos dos personagens da Turma da Mônica, as crianças do Bairro do Limoeiro.

Guia orienta pais e mães

O guia traz um direcionamento para que pais e mães orientem crianças e adolescentes para o retorno às salas de aulas. De acordo com o Unicef, a ideia é “atuar para que todos fiquem protegidos, incluindo estudantes, profissionais que atuam nas escolas e as famílias de cada um”. 

Nesse sentido, o material ainda dá dicas para os pais de como abordar o tema com os filhos. Além disso, sugere algumas atividades para serem feitas nas escolas. Conforme a visão do Fundo da ONU, é preciso reforçar os cuidados já que a volta às escolas se dá após longos meses. 

Assim, com o objetivo de reforçar a inclusão, a Unicef inseriu no guia ações de prevenção para crianças e adolescentes com deficiências cognitivas. Há ainda recomendações para aqueles que tem problemas respiratórios graves que podem dificultar a utilização das máscaras. 

De acordo com Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil, as famílias têm dúvidas sobre como realizar a volta às aulas com segurança. “Este novo guia responde a muitas destas questões e vai ajudar crianças, adolescentes e famílias a retornar à escola, e se manter nela, de forma segura”, diz ela. Clique aqui para baixar o guia.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia UECE libera os gabaritos da 1ª fase do Vestibular 2021/1.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.