Turistas em Cuba poderão tomar vacina contra Covid-19 no país

Todos os turistas que viajarem a Cuba terão opção de tomar vacina contra Covid-19 no país, de acordo com o diretor do Instituto Finlay de Vacinas, que faz pesquisas com imunizantes contra o coronavírus na ilha caribenha.

“Os turistas terão a opção, se quiserem, de vacinar-se em Cuba também”, afirmou Vérez em vídeo divulgado pela TelesurTV, canal com sede na Venezuela.

O vídeo da TelesurTV circulou nas redes sociais em versão em inglês e espanhol, mostrando Cuba como uma potência médica que reúne “praias, Caribe, mojitos e vacinas, tudo em um mesmo lugar”.

Embora o anúncio de vacinar turistas em Cuba contra Covid-19 tenha ganhado destaque nas redes sociais, a oposição ao governo cubano questiona a medida, pois no momento o número de infecções pelo novo coronavírus bate recorde na ilha. No total, Cuba registrou 29.529 casos e 220 mortes por Covid-19 desde o começo da pandemia.

Após o anúncio que turistas podem ser vacinados se quiserem, a procura por termos relacionados a viagens para Cuba, como “aumentaram, segundo o Google Trends.

Vacina Soberana 2 é a mais adiantada em Cuba

Segundo o Instituto Finlay, quatro vacinas contra Covid-19 estão em fase avançada de pesquisa em Cuba. A mais adiantada a Soberana 2, que pode ter o uso emergencial aprovado no mês de março e divulgará os resultados de fase 2 no mês de abril. Os demais imunizantes se chamam Soberana 1, Abdala e Mambisa.

Assim como a maioria dos imunizantes disponíveis até o momento contra o novo coronavírus, a Soberana 2 tem aplicação intramuscular em duas doses com intervalo de 28 dias. A expectativa é que 100 milhões de doses da vacina sejam produzidas em 2021.

O governo pretende vacinar toda a população cubana, cerca de 11,3 milhões de pessoas, até o final do ano e deve exportar o imunizante. Entre os países interessados estão Vietnã, Irã, Venezuela e Índia, de acordo com as autoridades cubanas.

Turistas em Cuba devem ficar em quarentena

A partir do dia 06 de fevereiro, todos os turistas que entrarem em Cuba serão enviados a hotéis, por conta própria, para fazer isolamento social enquanto aguardam o resultado do teste PCR para Covid-19, que será realizado no quinto dia após a chegada ao país. Já os cidadãos cubanos que regressam a ilha terão as despesas de acomodação pagas pelo governo enquanto aguardar o resultado do teste.

Para entrar em Cuba, todos os passageiros devem apresentar resultado de teste PCR negativo para Covid-19 realizado 72 horas antes do voo, além de preencher uma declaração de saúde, ter seguro-viagem com cobertura para Covid-19 e pagar uma taxa sanitária de US$30 no aeroporto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.