Turismo pode gerar MILHARES de empregos no Brasil, aponta pesquisa

Uma pesquisa recente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelou que o setor do turismo está otimista com a perspectiva de faturamento durante a alta temporada entre novembro deste ano e fevereiro de 2024. Segundo a entidade, a estimativa é que o setor alcance a marca de R$ 155,87 bilhões nesse período.

De acordo com a CNC, essa projeção indica um aumento real de 5,6% em comparação com o mesmo intervalo da última temporada, marcando a maior movimentação financeira registrada no setor desde o início do levantamento em 2012. O cenário é positivo para o setor do turismo, que se recupera após desafios enfrentados nos últimos anos.

Recuperação do setor de turismo

O setor do turismo, duramente impactado pela crise sanitária de 2020, vem apresentando sinais promissores de recuperação, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Após um decréscimo de 36,7% no ano de 2020, os números revelam um progresso gradual nos anos subsequentes: um aumento de 22,2% em 2021 e um crescimento de 39,9% no ano passado. O índice de atividades turísticas do IBGE indica que, no acumulado de 2023 até setembro, o faturamento real do setor registrou um avanço de 7,9%.

José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), destaca alguns fatores determinantes para essa recuperação. O aumento real de salários, a redução dos juros ao consumidor e a estabilização dos preços são apontados como impulsionadores desse crescimento.

“O otimismo que os números da pesquisa apresentam indica não apenas uma recuperação econômica do turismo, mas também a confiança renovada dos consumidores, impulsionando o mercado de viagens e contribuindo para a geração de empregos em diversas áreas relacionadas ao setor”, afirmou José Roberto Tadros.

Turismo pode gerar MILHARES de empregos no Brasil, aponta pesquisa
Turismo pode gerar MILHARES de empregos no Brasil, aponta pesquisa
Imagem: Canva

Recuperação no mercado de trabalho

Após enfrentar a eliminação de 469,8 mil postos formais nos sete primeiros meses de 2020, o setor de turismo está demonstrando sinais de recuperação no mercado de trabalho. Os dados mais recentes indicam a criação de 612 mil novas vagas desde o início desse processo de retomada.

Às vésperas da alta temporada, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta uma expectativa animadora. A estimativa é a criação de 85.795 postos de trabalho temporários, representando o maior volume desde 2014.

Esse panorama positivo sugere não apenas uma reativação do setor de turismo, mas também uma injeção significativa de oportunidades de emprego, especialmente para trabalhadores temporários durante a temporada de pico. A CNC destaca que essa projeção é um indicador positivo do crescimento do mercado turístico brasileiro.

“Os números refletem o crescimento sólido que o setor vem experimentando. A expectativa de aumento real demonstra a resiliência do turismo diante dos desafios enfrentados nos últimos anos”, afirma Fabio Bentes, economista da CNC e responsável pela pesquisa.

A liderança nas contratações poderá ser observada principalmente no setor de alimentação, onde está prevista a geração de mais de 45 mil postos de trabalho. Em seguida, o segmento de transportes em geral deverá contribuir com cerca de 20 mil vagas, enquanto o setor de hospedagem espera criar nove mil empregos.

Em síntese, o panorama positivo desenhado pelos dados recentes apontam a recuperação do setor de turismo e do mercado de trabalho no Brasil. É esperado que milhões de trabalhadores brasileiros se beneficiem durante a alta temporada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.