Transição de carreira sem estresse

Fazer a transição de carreira sem estresse é um verdadeiro desafio para muitas pessoas. Afinal, não é da noite para o dia que nos consolidamos em um novo emprego, e isso pode ser assustador para quem já tem certa estabilidade no mercado de trabalho.

Entretanto, precisamos estar cientes de que as mudanças fazem parte da vida – e que elas são super importantes. Por meio delas nós podemos crescer e descobrir novas formas de lidar com as adversidades da vida.

Assim sendo, acompanhe este texto e veja as nossas dicas para lidar com a transição de carreira da melhor forma possível. Vamos lá!

Transição de carreira sem estresse – Dicas para promover o equilíbrio emocional

Manter, na medida do possível, o equilíbrio emocional, durante a transição de carreira, é algo desafiador, porém, possível. Para colocá-lo em prática é preciso, acima de tudo, saber escutar as próprias emoções e preparar-se para as novas adversidades que estarão esperando por você no caminho.

Sendo assim, veja as nossas considerações abaixo, respire fundo e comece a pensar nas mudanças que lhe aguardam:

1- Planeje tudo com antecedência

Comece com um bom planejamento. Não há segredo quanto a isso. Afinal, não podemos simplesmente largar o emprego antigo e sair em busca de uma nova oportunidade, sem pensar sobre isso antes.

Precisamos, dessa maneira, pensar nas questões financeiras, entender quais habilidades deverão ser desenvolvidas, e assim por diante. Apenas dessa forma é que teremos um pouquinho mais de controle durante a transição de carreira sem estresse.

2- Escute as suas emoções e elabore-as

As nossas emoções fazem parte de quem somos. Mas, elas não podem comandar quem somos. Por isso, é fundamental saber escutá-las, elaborá-las e entendê-las.

Assim, comece a ouvir mais o que você tem sentido com relação às novas mudanças. Pense de maneira racional sobre as sensações que percorrem o seu corpo e, quando a emoção for muito negativa, pense em alternativas que ajudem a minimizá-las.

Por exemplo, se você sente muita ansiedade de pensar em trabalhar em equipe (por conta da timidez), foque em se preparar, para isso, trabalhando a sua timidez, de fato. Dessa forma você vai na raiz do problema, equilibrando-o e neutralizando-o (quando possível).

3- Esteja previamente pronto para as adversidades

Pesquise e pesquise muito. No meio dessas pesquisas você poderá encontrar potenciais dificuldades e adversidades que aparecem na carreira que você deseja atuar. Assim você consegue se preparar com antecedência para potenciais adversidades.

Porém, cuidado para não ficar paranóico! Prever adversidades é uma coisa, querer controlar qualquer “tropeço”, como forma de impedi-los sempre, é algo que está fora do alcance do ser humano. Sendo assim, cuidado para não focar nas prevenções e esquecer-se das ações – que devem acontecer concomitantemente.

4- Prepare-se financeiramente

Por fim, lembre-se de que para fazer uma transição de carreira sem estresse é fundamental ter um preparo financeiro antes.

Até porque simplesmente abrir mão da estabilidade atual, sem pensar na queda financeira, é algo muito perigoso – que pode fazer você desistir tudo.

Por isso, quando montar um plano para a sua transição, lembre-se de considerar o quanto você precisará economizar antes de iniciar a nova carreira. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.