Trabalho infantil: 3 filmes que abordam o assunto 

Infelizmente, o trabalho infantil ainda afeta milhões de crianças ao redor do planeta. O problema é pauta de governos, organizações e da população de modo geral. 

Erradicá-lo é o grande desafio para todos os envolvidos, sobretudo da própria sociedade, que deve ficar sempre em alerta.

Apesar de todos os esforços, menores de idade de todo o mundo continuam sendo forçados a trabalhar, principalmente onde não se tem fiscalização e infraestrutura adequada.

Por ser um tema atual, o assunto poderá ser abordado em questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares do país. Acompanhe o artigo e fique por dentro de três dicas de filmes sobre trabalho infantil. 

10 Centavos

O filme retrata a vida de um menino que ganha trocados olhando carros no centro de Salvador, na Bahia. O jovem mora na periferia e convive com diversas pessoas, entre elas um vendedor de flores que se solidariza com a sua situação.

A obra retrata também a violência presente na região, por conta da desigualdade social que se faz presente na maioria dos centros urbanos do país. 

Carreto

A obra conta a história de “carreto”, um jovem que transporta frutas para garantir o seu sustento. No entanto, o garoto aparenta certo desânimo por não conseguir aproveitar a infância por conta das obrigações com o trabalho. 

Sua rotina muda quando ele conhece uma menina que apresenta limitações para andar. Os dois acabam desenvolvendo uma linda amizade e conhecem o lado belo da vida mesmo em um cenário de extrema pobreza.

Crianças Invisíveis

O longa retrata a realidade de várias crianças ao redor do mundo. As histórias são vivenciadas por jovens que precisam lidar com a dura realidade que estão expostas, onde amadurecer de forma precoce é a única saída. 

E então, gostou das dicas de filmes sobre trabalho infantil? Compartilhe com quem precisa saber disso! 

Não deixe de ler também – Auxílio Emergencial é o tema mais buscado pelos usuários; confira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.