Reaplicação e Enem PPL: tema de redação aborda contribuição das mulheres nas ciências da Saúde

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) iniciou neste domingo (9) a reaplicação das provas do Enem 2021 e a aplicação do Enem PPL, versão do exame para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

As provas acontecem nos dias 9 e 16 de janeiro, de acordo com o cronograma do Inep. Hoje os candidatos responderam as provas de Linguagens, de Ciências Humanas e a prova discursiva de redação.

O tema da prova de redação abordou a contribuição das mulheres na área da saúde. Desse modo, os candidatos precisaram dissertar sobre o “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil“.

A redação do Enem deve ser composta em, no máximo, 30 linhas, e exige o tipo textual dissertativo-argumentativo. Além de usar os textos motivadores como apoio, para escrever a redação, os candidatos devem mobilizar os seus conhecimentos prévios sobre o assunto proposto e sobre a produção de textos em Língua Portuguesa. 

O exame regular, aplicado em novembro de 2021, contou com uma prova de redação cujo tema foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil’. 

2º dia de provas

No próximo domingo, dia 16 de janeiro, os candidatos responderão as provas de Matemática e de Ciências da Natureza. 

Neste mês de janeiro, além dos estudantes que solicitaram a reaplicação das provas devido a problemas logísticos ou doença e dos inscritos no Enem PPL, também fazem as provas os isentos em 2020 cuja inscrição foi feita após decisão do STF.

De acordo com o Inep, a aplicação do exame acontecerá em 4.618 locais de prova. A equipe de aplicação contará com 54.053 pessoas envolvidas: 10.470 para o Enem PPL; 40.315 para os isentos ausentes do Enem 2020; e 3.268 para a reaplicação do Enem 2021.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFMG oferta mais de 70 vagas para refugiados e apátridas em edital específico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.