Principais características da urbanização brasileira para você estudar

A urbanização no Brasil teve um enorme crescimento na segunda metade do século XX. Esse processo aconteceu principalmente por conta de várias atividades econômicas desenvolvidas no país. 

Se você está se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), demais vestibulares e concursos públicos, vale a pena ficar ligado no assunto. Acompanhe! 

Características da urbanização brasileira

Selecionamos abaixo algumas características históricas e atuais relacionadas à urbanização brasileira. 

A concentração fundiária é uma característica histórica brasileira, desde a colonização. Ocorreu principalmente por conta da baixa qualidade de vida no campo, assim como baixos salários e falta de apoio ao trabalhador rural. Todos esses fatores foram preponderantes para a migração da população rural para a cidade. 

Além disso, o processo de industrialização, sobretudo na região Sul e Sudeste, motivou a migração de milhões de pessoas para as grandes cidades desses locais. 

Outro ponto importante é que a modernização dos processos agrícolas acabou resultando em uma menor demanda por mão de obra humana. 

Vale destacar também que a construção de novas vias, impactando diretamente no transporte rodoviário brasileiro, ajudou no processo migratório e no acesso aos grandes centros urbanos brasileiros. 

Ademais, os meios de comunicação tiveram um papel fundamental na sedução do povo do campo a migrar para a cidade. Era disseminadas propagandas que tinham como perspectiva uma melhor vida nas cidades do que no espaço rural. 

No entanto, com o passar das décadas, mesmo com o processo contínuo de metropolização é possível enxergar atualmente na região Sudeste o processo de desmetropolização. 

Sendo assim, está ocorrendo a diminuição do ritmo de crescimento de algumas metrópoles, como por exemplo, São Paulo e Rio de Janeiro, ambas apresentando um crescimento mais lento em relação a algumas cidades médias do interior do Brasil. 

O desenvolvimento dessas cidades médias acontece principalmente por causa de investimentos produtivos, ou seja, uma desconcentração industrial com o objetivo de obter maiores vantagens para a indústria, como por exemplo: 

  • Isenção fiscal, 
  • Terrenos, 
  • Mão de obra barata, 
  • Fuga dos congestionamentos das metrópoles, 
  • Entre outros. 

Há também a questão da migração da população das grandes metrópoles que buscam qualidade de vida nas cidades médias. 

Por fim, com o crescimento do setor terciário, por conta da redução das indústrias nos grandes polos urbanos, a mão de obra acaba sendo absorvida pelo setor de serviços e comércio. 

Desse modo, esse novo cenário acaba transformando a paisagem urbana, com a redução de indústrias instaladas nas grandes cidades e o crescimento de centros empresariais e shoppings. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a urbanização brasileira? Não deixe de ler também – Tópicos importantes sobre a migração pendular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.