Trabalho: entenda as tendências para 2022

Com a vacinação avançando, é esperado que as vagas de trabalho voltem a crescer, principalmente por se esperar uma recuperação da economia e reaquecimento do mercado. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) apontam que já são 13,5 milhões de pessoas consideradas desempregadas no país.

Leia também – Orçamento secreto: Guedes revela esquema

No ano de 2021, inclusive, as empresas já estariam com o mercado mais aquecido, principalmente se tratando dos temporários. De acordo com o Empregos.com, 23% das empresas pretendem contratar por meio de temporários.

  • áreas de comércio e serviços (419%);
  • telemarketing (466%);
  • construção civil (166%);
  • indústria (150%).

O diretor de marketing do site, Leonardo Casartelli, aponta inclusive que a tendência é a digitalização, principalmente pelo processo que foi acelerado por conta da pandemia da Covid-19. “Cada vez mais as organizações estão investindo em tecnologia de inteligência artificial e automação, permitindo que trabalhadores se concentrem em áreas que requerem um toque mais humano”, diz. “Se antes as empresas estavam interessadas nas aptidões técnicas, agora as soft skills, ou competências comportamentais, vêm sendo mais evidenciadas no momento da contratação”, completa Casartelli.

Ele também da dicas para enviar o currículo no ano que vem e começar o ano da melhor forma. “E para começar o ano preparado, é importante estar com o currículo bem- elaborado e revisado. Além de atualizar os perfis dentro dos sites de emprego, para que quando as oportunidades aparecerem em janeiro, os candidatos tenham facilidade e estejam entre os primeiros a se candidatar para as vagas disponíveis. Isso aumenta as chances de que sejam notados pelos recrutadores”

Trabalho e estimativas para 2022

Já de acordo com o Guia da consultoria Robert Half 2022, as áreas que devem estar em alta são:

  • Tecnologia
  • Bens de consumo
  • Varejo
  • Agronegócio
  • Logística
  • Startups de diversos segmentos

O Guia Salarial ainda aponta o mercado para profissões novas em 2022, entre elas Piloto de drone, engenheiro de georreferenciamento e “analista de pessoas”, ou “people analytics”. Já pensou trabalhar em uma dessas profissões?

Se você está desempregado, boas opções para conseguir um emprego é buscar estabelecer contatos e criar um currículo que chame a atenção. Você pode também estudar e apostar na aprovação de um concurso no seu estado ou em outro – para conferir as opções neste sentido você pode clicar aqui. 

Todas as informações e entrevistas são do portal Metrópoles.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.