Trabalhadores podem receber reposição no FGTS com revisão; entenda

A correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um dos assuntos mais discutido nos últimos dias. O julgamento da ação foi adiado pela segunda vez pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A medida solicita a mudança no índice utilizado para calcular o rendimento das contas dos trabalhadores no fundo.

O direito de entrar com ação na Justiça está para qualquer empregado que trabalhou em algum período a partir de 1999. Atualmente, o cálculo dos rendimentos é baseado na Taxa Referencial (TR) gerando perdas monetárias aos titulares das contas.

Isso porque a TR está abaixo da inflação, fazendo com que o próprio índice “coma” os rendimentos do trabalhador. Dessa forma, a proposta que será julgada pelo STF prevê a substituição da TR pelo Índice Nacional de Preços ao Consumido (INPC) ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E).

Assim, os valores seriam devidamente corrigidos e o dinheiro seria depositado na conta do trabalhador como uma restituição. Para um trabalhador que atuou com carteira assinada durante dez anos recebendo um salário de R$ 2 mil, a correção poderia chegar a um valor superior a R$ 5 mil, por exemplo.

Quem pode solicitar

Como já mencionado, todos os trabalhadores que exerceram atividade laboral com carteira assinada desde 1999, podem solicita a revisão do FGTS, mesmo aqueles que já sacaram o valor integral das cotas, incluindo:

  • Trabalhador urbano;
  • Trabalhador rural;
  • Trabalhador intermitente;
  • Trabalhador temporário;
  • Trabalhador avulso;
  • Safreiros;
  • Atletas profissionais;
  • Empregado doméstico e;
  • Diretor não empregado poderá ser equiparado aos demais trabalhadores sujeitos ao regime do FGTS.

Vale salientar que para ajuizar a ação, o trabalhador precisa contratar um advogado especializado na área, ou solicitar um atendimento da Defensoria Pública da União (DPU), ou ainda recorrer ao sindicato que representa sua categoria. Contudo, o valor será calculado com base nos extratos de depósitos de todo período em questão, para conferir, se realmente a correção compensará.

Veja também: FGTS: Confira quem ainda pode realizar o saque-aniversário este ano

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.