Capitalismo clássico: Resumo para você estudar

O capitalismo clássico é a forma em que provavelmente pensamos quando pensamos sobre o que é o capitalismo e como ele opera. Foi nessa época que Karl Marx estudou e criticou o sistema, o que faz com que essa versão fique gravada em nossas mentes.

Após as revoluções políticas e tecnológicas mencionadas acima, ocorreu uma reorganização massiva da sociedade.

A classe burguesa, proprietária dos meios de produção, ascendeu ao poder nos Estados-nação recém-formados e uma vasta classe de trabalhadores deixou a vida rural para trabalhar nas fábricas que agora produziam bens de forma mecanizada.

Esta época do capitalismo foi caracterizada pela ideologia do mercado livre, que sustenta que o mercado deve ser deixado para se resolver sem a intervenção dos governos.

Também se caracterizou por novas tecnologias de máquinas usadas para produzir bens e pela criação de papéis distintos desempenhados pelos trabalhadores dentro de uma divisão de trabalho compartimentada .

Os britânicos dominaram essa época com a expansão de seu império colonial, que trouxe matérias-primas de suas colônias ao redor do mundo para suas fábricas no Reino Unido a baixo custo.

Por exemplo, o sociólogo John Talbot, que estudou o comércio de café ao longo do tempo, observa que os capitalistas britânicos investiram sua riqueza acumulada no desenvolvimento de cultivo, extração e infraestrutura de transporte em toda a América Latina, o que promoveu um grande aumento nos fluxos de matérias-primas para as fábricas britânicas.

Grande parte da mão-de-obra usada nesses processos na América Latina durante essa época era coagida, escravizada ou paga salários muito baixos, principalmente no Brasil, onde a escravidão não terminou até 1888.

Durante este período, a agitação entre as classes trabalhadoras nos Estados Unidos, no Reino Unido e em todas as terras colonizadas era comum, devido aos baixos salários e às más condições de trabalho.

Upton Sinclair descreveu essas condições de maneira infame em seu romance, The Jungle.O movimento trabalhista dos Estados Unidos tomou forma durante esta época do capitalismo. A filantropia também surgiu nessa época, como uma forma de aqueles que enriqueceram com o capitalismo redistribuírem a riqueza para aqueles que eram explorados pelo sistema.

E então, você conhecia essas características?

Não deixe de ler também – Capitalismo financeiro: Entenda de vez como funciona o sistema

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.