Como tirar cheiro de xixi de cachorro dos estofados

Aprenda de vez como acabar com esse problema

Viver com um cãozinho é uma experiência adorável, principalmente quando ele tem liberdade de circular pela casa. Porém, é preciso ter bastante atenção e cuidado com os móveis para que não sejam danificados, ainda mais quando falamos de sofás. Isso porque, mesmo adestrados, é muito comum que os pets urinem nos cômodos e os donos tenham dificuldade de tirar o cheiro de xixi de cachorro dos estofados

Geralmente, o odor vem acompanhado de manchas, o que torna o ambiente ainda mais desagradável. Além disso, o xixi pode transmitir algumas infecções, como micoses, que é causada por uma bactéria presente nesses animais. A boa notícia, é que existem maneiras simples e caseiras de resolver esse problema e, por isso, separamos algumas dicas para você colocar em prática. Confira!

Tirar cheiro de xixi de cachorro dos estofados -- Reprodução Canva
Tirar cheiro de xixi de cachorro dos estofados — Reprodução Canva

Bicarbonato puro 

Um dos papéis mais eficientes do bicarbonato de sódio é o de neutralizar odores e acidez, o que o torna extremamente útil para a situação. É importante frisar, antes de tudo, que essa substância pode ser tóxica para você e para o seu cão, devendo, assim, tenha cuidado para ele não lamber o local. Apesar disso, é uma das opções mais eficazes para tirar o cheiro de xixi de cachorro dos estofados.

A receita e os modos de preparo e uso são bem simples. Primeiramente, é preciso retirar todo o excesso de urina acumulada. Para isso, é possível utilizar um papel ou um pano. Logo após, aplique o bicarbonato diretamente sobre a região que está manchada, sem usar água para mistura. Deixe agir por 10 a 15 minutos e, em seguida, é só retirar com o uso de um aspirador de pó.

Lembrando, então, que o procedimento deve ser realizado em um local que impeça o seu pet de se aproximar. Após esse processo, tente deixar o sofá em um lugar arejado e com luminosidade, principalmente se a região manchada for extensa.

Solução de vinagre 

O vinagre é um velho conhecido dos donos e donas de casa de plantão. Assim, é de conhecimento comum a sua versatilidade. Logo, esse composto acaba por ser de grande utilidade para tirar o cheiro de xixi de cachorro dos estofados, servindo, ainda, para remover possíveis manchas que ficaram acumuladas no móvel. Além do mais, uma das maiores vantagens dessa solução é o seu baixo custo e a sua acessibilidade na cozinha.

Então, para realizar o preparo da mistura, separe os seguintes itens: 1 litro de água, 150ml de vinagre, 75ml de álcool líquido, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de amaciante. Após reservar os ingredientes, você deve despejar todos em um recipiente, preferencialmente na ordem em que foram descritos.

Em seguida, o ideal é colocar a mistura em um borrifador para facilitar a absorção do líquido no sofá. Retire, então, o excesso de urina do local e logo depois borrife o líquido diretamente sobre toda a região em que o seu pet urinou.

Desinfetante de limão 

Outro aliado super útil para retirar o cheiro de xixi de cachorro é o limão, que é uma fruta cítrica muito utilizada em processos de limpeza. Nesse caso, é importante sempre ter uma quantidade reservada depois de fazer a primeira vez, pois o tempo de preparo é um pouco maior quando comparado a outras receitas.

Para isso, você deve descascar uma boa quantidade de limões e colocar toda a casca em um recipiente de vidro. Em seguida, acrescente 1 litro de água, podendo ser morna ou fria. A partir desse momento, espere a mistura marinar por 24 horas. Após esse período, bata tudo no liquidificador para ser posteriormente coado com uma peneira e colocado em um novo recipiente.

Por fim, você deve aguardar mais 24 horas para que as substâncias fiquem mais concentradas e, com isso, façam mais efeito por conta da fermentação. Assim, acrescente duas colheres de sopa de álcool líquido na mistura com o intuito de potencializar a ação. Com isso, você tem um desinfetante pronto para aplicar diretamente sobre a região em que o seu pet fez xixi.

Não esqueça de retornar neste post se passar por essa situação novamente, afinal, nem sempre o pet aprende de primeira que não deve fazer xixi no sofá! Tenha paciência e ensine o animal a urinar em um local específico, por isso é higiênico tanto para você quanto para ele mesmo, pois se torna uma questão de limpeza e saúde!

Com certeza agora vai ser muito mais fácil limpar e eliminar o cheiro de xixi que acabando sendo tão desagradável!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.