Tipos de pedra para bancada: escolha corretamente a sua

Saiba quais são os materiais ideais para essa superfície

Hoje trouxemos alguns tipos de pedra para bancada para você escolher corretamente a sua. Assim, esse item versátil pode aliar beleza e praticidade a sua cozinha.

No entanto, com tamanha diversidade de modelos, composição e cores, escolher o tipo ideal pode ser complicado. Por isso, fique com a gente até o final e veja opções para se inspirar.

Por que escolher a pedra para bancada?

Optar pelo tipo de pedra para sua bancada da cozinha é uma decisão muito importante para os moradores da residência. Afinal é nela onde serão feitas as refeições ou então onde a família irá se reunir para ceias rápidas.

Ademais, as bancadas servem para dividir ambientes integrados. Bem como embelezar a cozinha e até a sala como um todo, sendo um componente importante para a decoração dos ambientes.

Outro ponto importante a se pensar é a praticidade e funcionalidade que a pedra oferece. Principalmente na hora de realizar a limpeza e manutenção de suas bancadas.

A seguir, veremos alguns exemplos e tipos de pedra para bancada. Dessa forma, esperamos que você se inspire a escolher a que mais se adequar às suas preferências, gostos e necessidades.

Tipos de pedra para bancada: escolha corretamente a sua
Tipos de pedra para bancada: escolha corretamente a sua. Foto: Canva Pro

Granito

O granito é o tipo de pedra mais utilizado na fabricação de bancadas e balcões e, dentre os motivos de sua popularidade. Para isso, podemos citar a versatilidade, a facilidade de limpeza e combinação com outros elementos, bem como seu baixo custo de fabricação.

Ademais, o aspecto natural que o granito oferece pode conter inúmeras variações de modelos e cores. Assim, é perfeito para adaptar a diversos tipos de projetos, desde os mais rústicos até os mais modernos e os industriais.

Mármore

Assim como o granito, o mármore também é uma pedra natural. No entanto, seus padrões e cores seguem um estilo mais homogêneo e clássico. Sendo assim, faz dele um excelente elemento na combinação entre os móveis e utensílios na cozinha.

Por ser bastante poroso, o mármore absorve a umidade com uma facilidade superior a outras pedras. Dessa forma, não é o material na fabricação de bancadas de pias, seja na cozinha ou no banheiro.

No entanto, seu uso em balcões e bancadas de separação entre ambientes integrados confere ao cômodo uma sofisticação e elegância superiores.

Silestone

Diferentemente das outras pedras citadas acima, o silestone não é um tipo natural. Pois, sua composição é feita em mármore, quartzo e resina de poliéster.

Apesar de ser comumente usada em tons de branco, o material pode oferecer diversas variações de tonalidade. Aliás, que combinam muito bem a inúmeros estilos de decoração.

Por conter quartzo em sua composição, esta pedra sintética é bastante superior aos demais tipos de pedras para bancada, em termos de resistência a umidade e a riscos. No entanto, quando se trata de altas temperaturas, é necessário ter um cuidado superior com esse tipo de pedra.

Porcelanato

O seu uso é mais comum em revestimentos de pisos e até paredes, o porcelanato também é uma excelente opção de pedra para bancada.

No entanto, sua instalação pode demandar um pouco mais de tempo e dinheiro. Uma vez que ele não pode ser instalado diretamente sobre os móveis. Dessa forma, é necessária a fabricação de uma estrutura metálica específica para suportar esse tipo de revestimento de cozinha.

Por conter uma porosidade menor, o porcelanato não absorve a água como outros tipos de pedra. Por isso, ele é extremamente recomendável para a fabricação de bancadas de pia. No entanto, ao contrário das opções citadas acima, o porcelanato não é muito resistente quando se trata de impactos.

Nanoglass

O nanoglass é um conceito bastante jovem, quando se trata de opções de pedras para bancada. Ele é fabricado de forma industrializada. Então, a sua composição é basicamente formada por pó de vidro.

Para quem busca o aspecto brilhante e chamativo para suas bancadas, o nanoglass é a opção ideal. No entanto, por conter vidro em sua formulação, o material é muito duro e de difícil manuseio. Por isso, é necessária a contratação de mão de obra especializada para fazer a instalação e manutenção desse tipo de material.

Então, gostou de saber os diversos tipos de pedra para bancada? Portanto, escolha a que mais te agradar e mais se adequar às suas exigências e necessidades. Dessa forma, tenha uma linda bancada para você e sua família!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.