Dicas de como fazer um bom TCC

Os trabalhos acadêmicos são comuns para estudantes em qualquer fase escolar. No ensino fundamental é normal que os trabalhos apareçam em formato de seminários ou pequenas apresentações. Contudo, ao ingressar na universidade a dinâmica muda um pouco e os trabalhos se tornam um pouco mais complexos. Esse é o caso da dissertação de mestrado, da tese de doutorado, e do tão polêmico TCC.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é um projeto acadêmico de caráter obrigatório que funciona como ferramenta para a avaliação final de um curso superior. Ele é desenvolvido em formato dissertativo e é um critério indispensável para que o aluno possa obter o seu diploma. O formato do TCC pode variar de acordo com o curso e instituição. Além disso, pode ser feito tanto individualmente quanto em grupo.

Dicas para fazer um bom TCC

Em primeiro lugar, é importante ter um planejamento detalhado. O TCC é um trabalho que leva tempo para ser desenvolvido, geralmente, alguns meses. Por isso, é necessário distribuir bem o conteúdo nos dias disponíveis, levando em consideração o prazo final. Se esforce para cumprir o cronograma que criou, e, caso aconteça algum imprevisto, tente compensar o atraso no dia seguinte.

Outro aspecto é a qualidade do seu repertório intelectual. Nesse sentido, a leitura é o pilar mais importante. Para escrever sobre um tema , principalmente no ambiente acadêmico, é necessário conhecê-lo profundamente. Além de se atentar a estrutura textual, você vai precisar usar referências teóricas. Portanto, a leitura é insubstituível. Ler resumos de livros, entrevistas de autores e acessar outros materiais didáticos também contribui bastante na construção do trabalho.

Por fim, seja criativo. Um bom trabalho acadêmico deve ser objetivo e autêntico. Por isso, evite copiar informações ou repetir o que já foi dito em outros trabalhos. É claro que você pode se inspirar em trabalhos anteriores para fundamentar suas ideias, mas lembre-se que suas argumentações devem ser originais.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja Ministério da Educação (MEC) libera resultado da 1ª edição do SiSU de 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.