Usar o cartão de crédito para pagar contas é viável ou não? Entenda

Se você tem muitos boletos acumulados, certamente já se questionou se usar o cartão de crédito para pagar contas é viável ou não. De fato, este produto financeiro pode gerar grandes transtornos de for gasto sem critérios, sem controle. Mas, em determinadas situações, o crédito do cartão é passível de “desafogar” momentaneamente do sufoco.

Como funciona o uso do cartão de crédito para pagar contas

Muitos cidadãos hoje em dia, ainda mais com a crise que se instaurou depois da pandemia, acabaram ficando desequilibrados financeiramente. Assim, não conseguem pagar dívidas de telefone, água e luz, por exemplo, em dia. Dessa forma, recorrem ao uso do cartão de crédito para pagar contas.

É um fato que poder pagar essas contas básicas com cartões, caso essa funcionalidade esteja habilitada e disponível. Para tal, o cartão deve ser válido, bem como ter limite disponível.

Conquanto, em alguns casos, as operadoras cobram taxas para realizar os pagamentos das contas. Portanto, talvez não seja vantajoso em determinadas circunstâncias. Além do mais, como se ocupa parte do limite de crédito, não adiantará pagar as contas para não efetuar o pagamento total da fatura.

Tal forma para pagamento pode auxiliar o usuário que, vez ou outra, se desequilibre financeiramente e fique sem dinheiro suficiente para quitar os boletos imediatamente. Essa é uma das vantagens do cartão: o prazo para pagar a fatura de, no máximo, 40 dias.

Afinal, é vantajoso ou não? É vantajoso sim. Especialmente para os usuários que planejam os gastos, utilizando um cartão de crédito para pagar contas e ser mais um aliado. Assim, aproveita-se o prazo máximo de 40 dias para o pagamento da fatura.

Contudo, uma boa dica é não se descuidar da saúde financeira. Também não se devem considerar os cartões como complementos de renda.

Muitos cidadãos hoje em dia, ainda mais com a crise que se instaurou depois da pandemia, acabaram ficando desequilibrados financeiramente
Muitos cidadãos hoje em dia, ainda mais com a crise que se instaurou depois da pandemia, acabaram ficando desequilibrados financeiramente – Foto: Canva Pro

Como efetuar o pagamento de boletos com cartão de crédito?

Geralmente, as instituições bancárias oferecem alguns canais para que o cliente possa efetuar os pagamentos. Entre eles estão:

Internet Banking

  • Acessar a conta através do Internet Banking;
  • Procurar a opção “Pagamento”;
  • Digitar ou scanear o código de barras encontrado no boleto;
  • Escolher opção “cartão de crédito” para pagamento;
  • Autorizar o pagamento por meio da senha digital.

App dos bancos

Caso o correntista deseje pagar o boleto, deve autorizar previamente o smartphone através do Internet Banking ou caixas eletrônicos. Assim, em determinados casos, para que o serviço seja liberado, deve-se falar com a gerência do banco.

Central telefônica de serviços

Antes de tudo, é preciso verificar se o banco permite efetuar o pagamento dos boletos pela central telefônica de atendimento. Deve-se verificar também qual é o valor cobrado por esse serviço.

Dicas para usar o cartão de crédito para pagar contas com inteligência

Se a sua meta é usar um cartão de crédito para pagar as contas e/ou boletos acumulados e se livrar dessas dívidas, não vai querer fazer nada sem planejamento. Isso porque pagar um débito criando outro ainda maior não vale a pena. Por isso, confira as dicas a seguir para usar o cartão de crédito sem se endividar ainda mais.

Compare as ofertas de cada cartão de crédito para pagar contas

É comum, hoje em dia, as pessoas terem mais do que um cartão. Portanto, como cada operadora tem suas próprias ofertas e promoções de juros zero, sem cobrança de anuidade, etc, é interessante verificar qual é a mais interessante.

O ideal é que se opte por um cartão de crédito para pagar contas que conceda as menores taxas de juros. Além do mais, tem também os programas de recompensas, programas de vantagens, entre outras promoções que podem se destacar.

No entanto, tome cuidado ao usar cartões com programas de recompensas pensando somente nesta vantagem. Muitas operadoras se preocupam apenas em incentivar os usuários a gastar, o que, no fundo, não é vantagem. O objetivo de um cartão é ajudar o usuário a adquirir bens e, em determinadas situações, usar o crédito para pagar dívidas, não acumular mais.

É um fato que poder pagar essas contas básicas com cartões, caso essa funcionalidade esteja habilitada e disponível
É um fato que poder pagar essas contas básicas com cartões, caso essa funcionalidade esteja habilitada e disponível – Foto: Canva Pro

Se puder pagar a vista, pague

Não importa o que se faça, endividar-se com cartões de crédito nunca é uma boa ideia. Como citado, a princípio, essa pode ser uma solução momentânea, mas não faça disso um hábito.

O ideal é pagar os boletos mensais, tais como água, energia elétrica e telefone a vista, até a data de vencimento. Afinal, ninguém quer usar um cartão, voltado para compras, para pagar outras contas. É preciso lembrar-se sempre de que é fácil acumular mais dívidas, eliminando qualquer progresso feito em termos de equilíbrio financeiro.

Enquanto estiver no modo de pagamento de dívidas, o usuário deve manter um orçamento próprio para isso ou usar o cartão de débito em vez de crédito. Dessa forma, não acumulará “acidentalmente” novos débitos que não pode pagar.

Crie um plano de pagamento da dívida

Por fim, não se deve esquecer-se de criar algum tipo de plano de pagamento da  dívida. Usando ou não o cartão de crédito para pagar contas, é preciso estimar quanto dos rendimentos será destinado por mês para quitar o montante.

Se for preciso, deve-se fazer um plano de corte de gastos para a aplicação do dinheiro mensalmente. Uma boa sugestão é começar por coisas dentro orçamento, como compras de supérfluos, lanches, bem como entretenimento ou viagens, entre outros. Considere também desinstalar alguns aplicativos de streaming.

Usar o cartão de crédito para pagar contas pode ser uma solução imediata para não deixar as dívidas vencidas por muito tempo. Entretanto, deve-se pesar bem na balança se vale a pena os jutos e as taxas que incidirão em cima do valor. Outro ponto é o quanto as parcelas impactarão no orçamento mensal, levando em conta que não se pode quitar uma dívida fazendo outra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.