Texto em prosa: características e exemplos

A prosa é definida como a expressão natural da linguagem escrita ou falada. Desse modo, um texto em prosa se caracteriza justamente por seu estilo natural, sem marcação rítmica ou metrificação intencional. A prosa não apresenta a divisão do texto em estrofes ou versos, por exemplo. Trata-se da linguagem discorrida de maneira contínua

Portanto, o texto em prosa é um texto corrido, linear e contínuo, escrito por meio de parágrafos. Normalmente, os textos em prosa apresentam uma narrativa objetiva por meio de uma linguagem denotativa e literal. Além disso, o texto em prosa prosa pode ser literário ou não-literário. A maioria dos gêneros textuais são feitos em prosa. Esse é o caso das crônicas, dos ensaios, contos, artigos, dos textos jornalísticos, entre outros. 

Exemplos de textos em prosa

Veja abaixo dois trechos de textos de autores brasileiros escritos em prosa:

“Ora, considerando que a felicidade é uma suave falta de assunto, eu me despeço de todos com um cordial bom-dia e vou almoçar. Não quero contar prosa, mas tenho arroz, feijão, carne, alface, laranja, pão, tudo o que um ser humano necessita para viver bem. Um velho amigo vem honrar a minha mesa; falaremos com simpatia das mulheres bonitas desta formosa capital. Conversa de brasileiros! Bom dia, passem bem todos com suas mulheres, com seus amigos, com suas amantes também.” (Trecho da crônica A boa manhã, de Rubem Braga)

“Talvez espante ao leitor a franqueza com que lhe exponho e realço a minha mediocridade; advirta que a franqueza é a primeira virtude de um defunto. Na vida, o olhar da opinião, o contraste dos interesses, a luta das cobiças obrigam a gente a calar os trapos velhos, a disfarçar os rasgões e os remendos, a não estender ao mundo as revelações que faz à consciência; e o melhor da obrigação é quando, a força de embaçar os outros, embaça-se um homem a si mesmo, porque em tal caso poupa-se o vexame, que é uma sensação penosa e a hipocrisia, que é um vício hediondo.” (Trecho de Memórias Póstumas de Brás Cubas, romance de Machado de Assis).

Prosa poética

O texto em prosa se opõe ao texto escrito em versos. Os textos poéticos em versos costumam apresentar toda uma preocupação estética que envolve a rima, o ritmo e a musicalidade da poesia. No entanto, há ainda a prosa poética, que se diferencia da prosa comum por apresentar elementos típicos da poesia, como aliterações e um olhar lírico sobre a realidade. Veja abaixo um trecho da obra Grande Sertão: Veredas, um exemplo clássico de prosa poética:

“Aquela Mulher não era má, de todo. Pelas lágrimas fortes que esquentavam meu rosto e salgavam minha boca, mas que já frias já rolavam. Diadorim, Diadorim, oh, ah, meus-buritizais levados de verdes… Buriti, do ouro da flor… E subiram as escadas com ele, em cima de mesa foi posto.” (Trecho do romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa).

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também 5 filmes do Oscar 2021 para estudar para o vestibular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.