A Relevância da Construção das Informações do seu Currículo

O seu currículo é a sua vitrine profissional 

O seu currículo é a sua vitrine profissional. Por isso, a sua elaboração deve ser feita pensando nos seus pontos fortes e na maneira como essa mensagem é repassada para as empresas.

Para que você entenda a importância da elaboração do seu currículo, vamos realizar uma simples comparação. 

A confiança e a primeira impressão 

Por exemplo, quando você vai realizar uma compra na internet, o que você analisa? Certamente, a  “cara” desse site, certo? Ou seja, a primeira impressão. Além disso,  você verifica os meios de pagamento, a disponibilidade do produto que te  interessou, as informações que o vendedor colocou etc.

No entanto, caso você desconfie ou não entenda alguma informação, você não compra, ainda que você queira (e precise) muito daquele produto. 

Essa lógica funciona para tudo o que é passível de avaliação. Não que os funcionários sejam como os produtos, muito pelo contrário, o funcionário é um recurso humano e precisa ser direcionado assertivamente em uma empresa. No entanto, esse primeiro contato precisa gerar a mesma confiabilidade que uma marca gera no consumidor quando ele vai fazer uma compra. 

Detalhes fazem diferença 

Ou seja, se o recrutador olhar um currículo e gostar, a tendência é que explore o material. Porém, se buscar informações e achá-las incompletas, encontrar erros de português e não encontrar informações acessíveis, ele pode descartar esse currículo. Esses são esses detalhes que podem fazer a diferença na trajetória profissional de qualquer pessoa, independentemente do seu nível hierárquico. 

Muitas pessoas nem se dão conta de sua história de vida profissional e acabam não valorizando isso dentro do seu currículo. Entretanto, se você mudou de área, cresceu na empresa ou implantou um projeto que fez muita diferença.

Essas informações são importantes para o currículo. Ainda que de forma sucinta, para que posteriormente, você detalhe essas situações em uma entrevista de emprego.

Avalie o seu currículo como uma terceira pessoa – As informações estão claras?

É importante que você conheça sua própria trajetória e conte as outras pessoas, considerando que essas pessoas não te conhecem. 

O currículo conta um pouco sobre o que você faz para uma pessoa que não te conhece. Por isso, a linguagem deve ser clara. Além disso, as informações precisam ser inseridas de uma forma lógica para que não gerem nenhum tipo de desconfiança que torne seu currículo descartável.

Sendo assim, é importante que você analise o seu currículo como se fosse uma terceira pessoa e critique de uma forma profissional. Caso tenha dúvidas, procure por informações ou auxílio de consultorias profissionais. 

O importante é melhorar a maneira como constrói os dados e direcionar assertivamente a sua trajetória profissional. Dessa forma, você aumenta suas chances de alcançar seus objetivos profissionais e mostrar o seu potencial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.