Como ter uma noite de sono melhor?

Existem algumas mudanças de rotina e de atitudes que podem contribuir para você ter uma noite de sono melhor e assim poder repor as energias com mais efetividade.

Até porque, convenhamos… Uma noite de sono ruim pode atrapalhar a nossa rotina, produtividade e resultados no curto, médio e longo prazo, concorda?

Por isso, trouxemos algumas ideias que podem ajudar você na hora de criar um momento de descanso mais promissor. Confira!

Como ter uma noite de sono melhor?

Para ter uma noite de sono melhor é preciso avaliar quais são as potenciais atitudes que estão atrapalhando o seu descanso pleno. Será que a televisão no quarto está causando impactos no seu sono? Ou a sua alimentação não está sendo tão apropriada à noite? Pense um pouco sobre isso.

Pode ser que os motivos pelos quais a sua noite de sono não está tão adequada nem esteja nesta lista. Por isso, é muito importante praticar a autoanálise para entender quais podem ser as pequenas mudanças que contribuem para uma noite melhor.

Dito isso, vamos às considerações de hoje:

1. Cuide da sua alimentação no jantar

A sua alimentação à noite pode contribuir ou atrapalhar a sua noite de sono. Isso porque se consumimos alimentos muito pesados, podemos ter problemas e dificuldades na digestão. Consequentemente, isso pode atrapalhar na hora de pegar no sono e descansar plenamente. Afinal, quem nunca se sentiu desconfortável depois de comer além da conta, não é mesmo? Pense sobre isso.

2. Diminua a exposição às telas e à luz à noite

Quanto mais exposição à luz e às telas nós temos à noite, mais mensagens de que é o “momento de ficar acordado” nós podemos estar enviando para o nosso cérebro. Por isso, assim que possível, diminua a luminosidade na sua casa e evite dormir com a televisão ligada. Também procure deixar o celular de lado ao menos uma hora antes de dormir.

3. Evite fazer exercícios físicos muito perto da hora de dormir

Os exercícios físicos também podem aumentar a nossa disposição quando praticamos perto da hora de dormir. Essa agitação toda pode atrapalhar o descanso e, inclusive, espantar o sono, especialmente se você procurar tomar um banho gelado depois do treino. Cuidado com esse tipo de rotina, ok? Se você quer ter uma noite de sono melhor, considere fazer exercícios de manhã ou à tarde.

4. Evite alimentos e bebidas estimulantes

Algumas bebidas e alimentos com cafeína também podem estimular o nosso cérebro e organismo, impedindo que o sono seja de mais qualidade. Sendo assim, considere a possibilidade de investir em alimentos e bebidas que promovem relaxamento, como um chá de camomila, por exemplo.

5. Procure criar uma rotina com horários regulares de sono

Uma rotina com horários regulares também pode ajudar a ter uma noite de sono melhor. Isso porque você começa a regular o seu “relógio biológico”, fazendo com que o sono tendencialmente apareça na mesma hora, todos os dias. Da mesma forma, isso pode promover mais disposição pela manhã. Faça o teste. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.