Conforme informações oficiais, o PDE 2031 aponta uma tendência de crescimento para os segmentos de transporte de carga geral e contêineres.
Os segmentos de transporte de carga geral e contêineres são os que possuem maior potencial de crescimento para a cabotagem, pois os granéis líquidos e sólidos são mercados já estabilizados, embora também venham apresentando crescimento, informa o Ministério de Minas e Energia (MME) através do PDE 2031.
Tendência de crescimento para os segmentos de transporte de carga geral e contêineres
Se a tendência dos últimos anos for mantida, em 2021, a cabotagem deve crescer mais de 10% em relação a 2020, e com a implementação do BR do Mar esse valor deve ser ainda maior.
Transporte rodoviário de cargas
A recuperação da economia nacional aumenta a demanda por caminhões no primeiro quinquênio. No segundo quinquênio, o crescimento de licenciamentos de caminhões novos se reduz devido à entrada em operação de projetos ferroviários.
Apesar disso, a frota continua a aumentar ao longo de todo período, informa o Ministério de Minas e Energia (MME). A eletrificação e hibridização de caminhões semileves, leves e médios avança, ultrapassando 10% dos licenciamentos em 2031.
Novas tecnologias elevam a eficiência energética de caminhões
A introdução de novos limites de emissão e o custo do combustível favorecem a adoção de tecnologias que melhoram a eficiência energética de caminhões, destaca o Ministério de Minas e Energia (MME).
Transporte de Cargas: participação por modo
Além de desempenhar papel considerável no transporte de grandes volumes, o transporte rodoviário de cargas é o principal responsável pela movimentação de bens de alto valor agregado para grande parte das demandas, de sua origem, até o destino.
Crescimento elevado na produção de transporte ferroviário
A tendência média é que a produção de transporte ferroviário cresça 193% nos próximos 15 anos, de acordo com o PNL 2035, e que a participação deste modo fique em torno de 35% com a concretização de uma rede ferroviária estrategicamente planejada.
Crescimento do transporte aeroviário
O modo aeroviário, apesar de representar uma fatia pequena do transporte como um todo, possui participação de dez a doze vezes maior na produção de transporte em valor do que em peso, o que não é observado em nenhum dos demais modos de transporte.
A representatividade do transporte de cargas na demanda energética do setor de transportes
Apesar da crescente participação do modo ferroviário, o transporte rodoviário de cargas mantém sua elevada representatividade na demanda energética do setor de transportes, informa o Ministério de Minas e Energia (MME).