5 dicas para a sua franquia dar certo

Escolha a melhor franquia para ter sucesso nos negócios

Se você está iniciando ou já está experiente no negócio de franquias, sempre é bom conhecer dicas para fazer sua franquia dar certo, não é mesmo? Por isso, hoje, vamos dar 5 dicas para a sua franquia dar certo. Fique conosco e leia o artigo até o final, pois aprender nunca é demais!

Confira dicas para a sua franquia dar certo -- Reprodução Canva
Confira dicas para a sua franquia dar certo — Reprodução Canva

Na sequência listamos 5 dicas para a sua franquia dar certo:

1ª Dica: Escolha o negócio que você mais se identifica

Trabalhar com o sistema de franquia já é uma modalidade de negócio em que você inicia com uma marca conhecida e já consolidada no mercado. Mas, apesar disso, você precisa se identificar com o estilo da franquia.

São muitas opções de franquia em vários ramos de atuação no mercado, então, nada melhor do que começar bem, fazendo aquilo que você gosta e se identifica.

Veja bem, se você gosta de colocar a mão na massa, uma das opções de franquia é na área de prestação de serviço; se é introspectivo e não tem muitas habilidades em comunicação, opte por franquias no modelo online; se gosta de uma boa gastronomia, nada melhor do que você investir em uma franquia no ramo de alimentação; agora, se você se identifica com beleza e estética, opte por abrir uma franquia neste ramo. 

2ª Dica: Entenda como funciona o sistema de franquias

O ramo de franquias é diferente de um negócio privado. Por isso, vale a pena conhecer de fato o funcionamento de uma franquia. Entenda as regras de funcionamento, como a rede se estrutura e quais os processos que fazem parte do negócio. 

Saiba qual é o papel da franqueadora e o seu como franqueado, além de ser parceiro dos outros franqueados. Entenda que os outros franqueados não representam a sua concorrência, mas, sim, os seus parceiros em fazer a marca se consolidar no mercado e crescer! 

3ª Dica: Procure estar sempre atualizado em relação à marca escolhida e na gestão de negócios

Entenda que, a marca que você está representando com a aquisição da franquia, precisa estar sempre atualizada na oferta de produtos e/ou serviços. Sendo assim, conheça todos os produtos oferecidos pela franquia, suas atualizações e os benefícios que pode trazer para o seu negócio. 

Mas, lembre-se: Além de você, toda a sua equipe precisa estar atualizada, pois os colaboradores devem entender qual é a sua parte e sua função no negócio para fazer dar certo.

Assim, procure conhecer quem é o seu cliente, como você pode chegar até ele e quais as tecnologias que podem auxiliar no desenvolvimento de seu negócio.

Busque tecnologias que podem auxiliar na gestão do seu negócio, no controle das contas a pagar, nas contas já pagas, na provisão de receitas e também no controle dos processos da empresa.

4ª Dica: Esteja sempre presente no cotidiano da empresa 

Vale o ditado: “Os olhos do patrão é que engorda a boiada”. Assim, mesmo que sua equipe de colaboradores esteja engajada no projeto, é de extrema importância que você acompanhe todos os passos.

Sua presença é importante para que os clientes percebam o seu interesse na empresa e saibam que você está à frente dos negócios. Os colaboradores irão perceber que não podem ficar “brincando de lojinha”, devem estar comprometidos com o seu sucesso, pois o seu sucesso, é o sucesso deles também.

5ª Dica: Seja parceiro e inspire os outros franqueados 

Procure ser parceiro dos outros franqueados e aprenda com os já bem-sucedidos o que fazer de diferente, para que a sua franquia tenha sucesso. Seja humilde e ajude os outros franqueados sempre que puder! 

Aprenda com eles também e, sempre que precisar, tire suas dúvidas sobre gerenciamento de crises, estratégias de vendas que podem dar certo, como melhorar o seu relacionamento com os clientes e com os colaboradores, entre tantas outras situações que podem ocorrer na empresa. 

Além disso, não esqueça que a franqueadora também tem um sistema de suporte que pode ajudar, e muito, na resolução de problemas.

Aproveite as dicas que demos neste artigo para começar do zero ou incrementar a sua franquia de forma positiva!

Por fim, para começar bem é preciso pensar sempre no melhor para a sua franquia e para você.

Desejamos que o seu negócio dê certo, renda os frutos necessários e traga muita tranquilidade em sua atuação! Caso seja necessário, lembre sempre de voltar neste artigo e conferir cada um das dicas para saber exatamente o que fazer! Assim, será muito mais tranquilo acompanhar seu planejamento e chegar de forma clara no seu objetivo final!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.