Tem problema estudar na cama?

Será que tem problema estudar na cama? Quais são os pontos negativos de investir nesse tipo de estudo? Será que realmente a cama pode atrapalhar a aprendizagem?

Neste texto, elencamos alguns efeitos colaterais que esse tipo de hábito pode provocar no dia a dia do estudante. Vamos pensar sobre o assunto?

Tem problema estudar na cama?

Em algumas circunstâncias e de acordo com alguns possíveis efeitos deste hábito, podemos dizer que, sim, tem problema estudar na cama. Afinal, a sua postura, concentração e foco podem sofrer impactos negativos por conta disso. Veja abaixo mais detalhes sobre o assunto:

1. A falta de postura é um problema

Se você vai estudar na cama, é bem possível que fique com a postura em uma posição nada saudável. É o caso de estudar meio sentado e meio deitado, ou de bruços enquanto escreve. Esse tipo de postura pode causar dores nas costas e, no longo prazo, prejudicar a sua saúde. Portanto, cuidado, hein?

2. Tem problema estudar na cama pois a indução ao sono pode aparecer

A indução ao sono também pode acontecer. Afinal, se você está na cama, especialmente se estiver deitado, o cansaço depois de um longo dia pode começar a se tornar mais intenso. Isso pode impedir que você consiga focar de verdade no que está lendo, assistindo e estudando, e consequentemente pode atrapalhar a aprendizagem.

3. A cama pode ser desconfortável na hora de escrever

Se você precisa fazer anotações, pode ser que se depare com um desconforto a mais. Inclusive, por ser tão desconfortável escrever enquanto estuda na cama, que talvez você deixe para anotar algumas coisas mais tarde.

Consequentemente, essas anotações podem passar batidas, você pode esquecer de anotar ou, simplesmente, nem querer mais escrever sobre o assunto. E tudo isso pode impactar na absorção dos conhecimentos que vêm sendo estudados.

4. Você pode ter problemas para dormir depois

A nossa cama foi feita para dormir. A nossa mente precisa aprender isso. Caso contrário, se começarmos a ser muito ativos na cama, assistindo a filmes, estudando, desenvolvendo atividades acadêmicas e afins, a nossa mente pode “aprender” que a cama também é um lugar de se manter acordado.

Assim sendo, pode ser que você perceba dificuldades para dormir em determinados momentos – principalmente depois de fazer muitas coisas da faculdade na cama e, em seguida, guardando o notebook e esperando que o sono “surja do nada”.

5. A distração pode acontecer facilmente

Quando não estamos em um ambiente preparado para os nossos estudos, a tendência é que comecemos a nos distrair facilmente. É o caso de percebermos que precisamos arrumar o guarda-roupa, observarmos um quadro na parede, mexermos no celular, ouvirmos muitos barulhos entrando pela janela, enfim.

Se o espaço não estiver preparado para um momento de foco e concentração, pode ser que você não consiga prestar muita atenção no que está estudando. E isso, isoladamente, já pode responder se tem problema estudar na cama. Portanto, analise os prós e contras dessa prática e veja como você pode criar uma rotina de estudos que seja mais interessante e saudável para você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.