É melhor estudar de manhã ou à noite?

Será que é melhor estudar de manhã ou à noite? Qual horário do dia pode ser mais interessante? Vamos pensar nas vantagens e desvantagens de cada uma das opções? Então não deixe de acompanhar este texto que desenvolvemos para lhe ajudar nessa decisão importante! Confira e saiba mais.

É melhor estudar de manhã ou à noite? 

Cada pessoa é única e observa o mundo e a rotina de uma maneira completamente singular. Isso quer dizer que nem todas as pessoas terão um bom rendimento ao estudarem à noite, enquanto outras podem ter dificuldades para absorver os conteúdos ao estudar durante a manhã.

Por isso, o melhor a se fazer na hora de decidir se é melhor estudar de manhã ou à noite é avaliar os pontos positivos e negativos de cada turno. Veja algumas considerações que podem ser relevantes:

Estudar de manhã

Muitas pessoas costumam dizer que acordar bem cedo é uma forma de ficar mais ativo ao longo do dia. Porém, é claro que isso não é uma regra universal. Portanto, analise os possíveis prós e contras de estudar de manhã e verifique se é uma boa opção para você:

Vantagens

  1. A luz do dia pode ajudar na hora de ter mais disposição.
  2. É possível estar mais desperto.
  3. Se é o seu momento de estar “ativo”, pode ser uma boa pedida.
  4. Você poderá deixar a noite livre para um momento de lazer.

Desvantagens

  1. É difícil ter disponibilidade para estudar todo dia de manhã.
  2. Pode ser ruim para quem tem dificuldades de acordar cedo.
  3. Pode ser um momento do dia mais barulhento.

Estudar à noite

Quanto ao costume de estudar à noite, também podemos nos deparar com alguns prós e contras que ajudam na hora de decidir se é melhor estudar de manhã ou à noite. Veja abaixo e analise a partir do seu ponto de vista:

Vantagens

  1. Momento mais silencioso e tranquilo.
  2. Não há obrigações para serem cumpridas depois.
  3. Estudar e logo mais dormir pode ajudar na memorização.
  4. Costuma haver menos distrações à noite.

Desvantagens

  1. Você pode estar mais sonolento devido ao longo dia de trabalho.
  2. A falta de luz natural pode aumentar a sensação de cansaço.
  3. Pode ser que você não se sinta muito ativo à noite.
  4. É o momento que talvez seria usado para algum lazer.

Qual o melhor momento para você?

Até aqui você já pôde ter percebido que não existe uma única resposta para a pergunta inicial deste post. Afinal, apenas você poderá dizer se é melhor estudar de manhã ou à noite, de acordo com a sua rotina, sua energia física e mental, e assim por diante. Portanto, além de considerar os prós e contras que citamos acima, outra dica que damos é a de que você faça testes.

Sim, isso mesmo. Faça o teste de estudar uma semana de manhã, depois faça o teste de estudar uma semana à noite, na sua casa. Depois disso você poderá ter uma visão de qual turno pode combinar melhor com o seu estilo de vida e, quem sabe, poderá encontrar o momento ideal para a sua aprendizagem.

Boa sorte nas suas descobertas! Esperamos que você encontre um turno que lhe ajude a turbinar a sua aprendizagem. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.