Tem dívidas com bancos? Participe do Mutirão de Renegociação e limpe o seu nome; veja como

O período para participar vai do dia 1 até o dia 31 de março

Este mês, todas as pessoas que possuem dívidas com bancos ou financeiras terão a oportunidade de renegociarem os seus débitos com condições especiais. Isso porque começou o primeiro mutirão de renegociação de dívidas de 2023.

A partir desta quarta-feira (01) já será possível realizar acordos para limpar o seu nome. O prazo de renegociação vai até o dia 31 de março.

Como funciona o mutirão de renegociação de dívidas?

O mutirão de renegociação de dívidas permitirá que clientes de bancos e financeiras com débitos em aberto consigam excelentes condições de pagamento. Estas condições variam de acordo com cada instituição financeira.

As dívidas que poderão ser negociadas no mutirão são de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito em atraso. O período para participar vai do dia 1 até o dia 31 de março.

Vale ressaltar que apenas os empréstimos que tenham como garantia outro bem (como imóvel ou automóvel) não poderão ser negociados no mutirão.

Como participar?

Qualquer pessoa com dívidas em atraso em bancos e financeiras e que não tenham dado como garantia algum outro bem, podem participar do mutirão.

Para participar do mutirão de negociação, você pode entrar em contato diretamente com o banco ou instituição financeira que você possui o débito. Assim, deverá solicitar a negociação e perguntar sobre as condições que a instituição tem a oferecer.

Caso concorde com as condições, basta assinar o acordo. Mas se não concordar, ainda é possível fazer contrapropostas a fim de chegar a uma solução que caiba no seu bolso.

Outra forma de fazer a negociação é por meio do site consumidor.gov.br. O portal oferece um serviço público e gratuito que conecta os clientes com as empresas. Assim, você deverá acessar a plataforma com a sua conta do Gov.br ouro ou prata.

Depois, deve procurar pela instituição financeira que possui a dívida e abrir a solicitação de negociação. Por fim, basta aguardar a resposta da instituição.

Como consultar as minhas dívidas?

Você poderá consultar as suas dívidas através do portal do Banco Central Registrato. Através do portal, você pode consultar todas as suas informações financeiras, como dívidas em aberto, contas em bancos, chaves pix cadastradas, investimentos, empréstimos e financiamentos.

Vale ressaltar que apenas você pode acessar as suas informações pessoais, utilizando seu dados. A seguir, confira o passo a passo para fazer o login na plataforma:

  1. Primeiro, acesse o site registrato.bcb.gov.br;
  2. Depois, faça o login utilizando o seu CPF e senha do Gov.Br;
  3. Ao acessar a página principal, você poderá emitir os relatórios referentes às suas dívidas em atraso e conferi-las, bem como consultar as demais informações financeiras.

Não consigo mais pagar as minhas dívidas, e agora?

Se você possui dívidas em bancos e instituições financeiras e não consegue mais pagar, poderá se adequar a Lei do Superendividamento. Para recorrer a ela, você deve provar que não consegue pagar a dívida e garantir o básico para a sua sobrevivência.

Geralmente, os superendividados são pessoas que possuem dívidas em várias instituições. Isso porque recorrem a outras opções de crédito para pagar uma dívida, se tornando uma verdadeira “bola de neve”.

Se este for o seu caso, você deve entrar em contato com o Procon do seu município ou estado. Cada Procon conta com programas que oferecem serviços especializados em acolhimento a superendividados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.