Tem dinheiro no banco? Investimento em renda fixa é uma ótima opção (confira!)

2023 apresenta uma ótima oportunidade para este tipo de aplicação

Brasileiros que possuem um dinheiro a mais guardado no banco podem utilizar investimentos de renda fixa em 2023, para garantir um ganho maior em suas economias. Normalmente quem possui um saldo positivo em instituições financeiras busca ter um dinheiro de emergência ou mesmo pensa em comprar algo no futuro.

Em outros casos, a pessoa busca ter uma maior estabilidade financeira, economizando todos os meses e guardando o dinheiro no banco. Entretanto, uma boa alternativa é aplicar em investimentos. Especialistas econômicos têm afirmado que 2023 será um ótimo momento para as pessoas que investem em renda fixa.

Este tipo de investimento se caracteriza por trazer uma maior segurança, com aplicações em títulos públicos, CDB, LCI, entre outros. A liquidez, as taxas mais competitivas, com produtos com isenção de imposto de renda, além da aquisição de uma carteira protegida, são os grandes atrativos para a renda fixa. 

Este é um dos investimentos que trazem um maior retorno. É seguro, ou seja, o risco de perder dinheiro em suas aplicações é baixo. O investidor, através da compra de um título, empresta seu dinheiro a um banco, empresa ou até mesmo ao governo. Ele é remunerado após um prazo, com juros e correção monetária.

Resultados para 2023

Os investidores em renda fixa já puderam observar um quadro positivo em 2022. Houve um aumento na taxa básica de juros (Selic) e no exterior. Dessa maneira, estes tipos de aplicação passaram a chamar mais a atenção, tornando-se uma boa opção em meio aos investimentos de renda variável.

Todavia, os investimentos de renda fixa acabam por se beneficiar de uma taxa Selic elevada. Em 2022 ela ficou em 13,75% ao ano. Desse modo, os investidores conseguem um ganho real, acima da inflação no período. Espera-se que o índice de preços para 2023 seja controlado, contando com apenas um dígito.

Entretanto, a Taxa Selic do país deve continuar alta, fechando o ano de 2023, com dois dígitos. Por essa razão, os investimentos de renda fixa deverão continuar a apresentar resultados satisfatórios, se tornando uma ótima opção para os investidores destes tipos de aplicações, principalmente nos próximos meses.

Sendo assim, os investidores interessados em aplicações rentáveis e seguras, poderão se beneficiar da renda fixa em 2023, devido ao cenário econômico nacional. Produtos como Tesouro Direto, CDBs, LCI e LCA, CRI e CRa, são ótimas opções. Até a poupança estará em alta.

Economia Nacional

Em 2022, entre os melhores investimentos feitos em território nacional, podemos destacar o de renda fixa pós fixada, chamada comumente de CDI. O principal Benchmark rendeu cerca de 12,37%. Os fundos multimercados, que são medidos pelo índice IFMM do BTG Pactual, obteve um rendimento de 10,83%.

A média de retorno das carteiras de títulos IPCA+, que é medida pelo índice IMA B5 da Anbima, obteve um ótimo rendimento de 9,78%. Já as ações brasileiras medidas pelo índice Bovespa, apresentaram cerca de 4,69% de retorno. Os fundos imobiliários medidos pelo IFIX, tiveram uma alta de 2,22%.

2022 foi um ano atípico em que a economia ainda sofria as consequências da crise da covid. Houve no período um aumento considerável da inflação, e por conta disso, o Banco Central do Brasil precisou aumentar a Taxa Selic. Desse modo, há uma perda exponencial relativa aos investimentos de renda variável.

Estas aplicações também sofreram com a Bolsa Americana e com as small caps no Brasil. As empresas em geral sofrem com um cenário de juros altos, já que seu fluxo de caixa descontado cai bastante. Além disso, o crédito fica mais caro, afetando as dívidas da organização, havendo uma redução nos novos projetos e investimentos.

Investimento em 2023

Com a alta dos juros, os investimentos em renda variável são prejudicados. Por outro lado, os de renda fixa se tornam uma ótima oportunidade de aplicação. É importante observar que é preciso ter em mente em qual patamar a taxa Selic estará no final de ano, de forma a escolher o melhor investimento para o período.  

De acordo com o Boletim Focus desta semana, espera-se que a taxa básica de juros em 2023 fique em 12,25% ao ano. Desse modo, o investimento de renda fixa se torna bastante propício. Decerto não há como prever o futuro, mas este tipo de aplicação, certamente será mais vantajosa que as de renda variável.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.