Portfólio: Saiba como construir o seu

Em uma seleção, o recrutador busca o candidato que possui mais competências e que atende aos requisitos essenciais para a vaga. O candidato, por sua vez, se esforça em passar a melhor impressão possível e destaca qualidades que sejam de interesse do entrevistador. Nesse sentido, há diversas possibilidades de mostrar o seu perfil profissional. O currículo é o mais comum, mas é possível usar ainda uma carta de apresentação, ou até mesmo um portfólio.

O que é portfólio?

O portfólio consiste num dossiê ou compilado que traz as experiências e habilidades de um profissional. Ali são apresentados uma lista com alguns dos trabalhos já produzidos por determinada empresa ou indivíduo de maneira bem detalhada.

Assim, ele se difere do currículo pois descreve as competências profissionais ao invés de apenas mencioná-las. Veja algumas dicas de como criar um bom portfólio e garantir uma boa impressão.

Como fazer?

Escolha o formato adequado

Em primeiro lugar, é preciso escolher o melhor formato. Há diversos tipos de portfólio. Eles podem ser profissionais ou acadêmicos e digitais ou físicos. Então, escolha o modelo que vai apresentar sua trajetória de modo mais objetivo e eficiente, focando na vaga que deseja preencher.

Organize o seu conteúdo

Para facilitar a construção e a compreensão do conteúdo é crucial que as ideias estejam bem dispostas. A estrutura vai variar de acordo com a especificidade de cada proposta. O ideal é apresentar os trabalhos em ordem cronológica e com todos os detalhes importantes. Se você trabalha com artes plásticas ou design, por exemplo, inclua imagens dos seus trabalhos. Um portfólio com imagens poder ser muito bom para algumas áreas. Mas lembre-se que o seu material não deve ser exaustivo, então selecione o que for mais importante.

Não coloque informações falsas

Assim como em um currículo formal, é necessário ser honesto na construção de um portfólio. Essa é uma qualidade valiosa no mercado de trabalho. Portanto, não minta sobre suas experiências e nem invente informações falsas para chamar atenção. Os candidatos que seguem essa conduta acabam eliminados do processo seletivo. Portanto, use apenas informações verdadeiras.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja 5 livros para conhecer Clarice Lispector e as suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.