Tarifa Social 2024: novo público pode ter CONTA DE LUZ ZERADA; confira!

Em uma iniciativa que trará grande impacto positivo na vida de milhares de brasileiros, o Governo Federal anunciou a isenção na conta de luz para idosos de baixa renda inscritos no CadÚnico através do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Para quem não sabe, essa é uma medida que oferece descontos expressivos de até 65% na conta de luz para famílias de baixa renda, além da gratuidade para idosos e beneficiários do BPC.

Vale mencionar que, o programa Tarifa Social é um dos muitos programas sociais disponíveis para beneficiários do CadÚnico. Assim, o objetivo principal desse auxílio é aliviar os custos com energia elétrica para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ademais, agora, através da isenção, os idosos de baixa renda terão a oportunidade de zerar suas contas de luz. Com isso, será proporcionado mais qualidade de vida e dignidade para essa parcela da população.

Para ter acesso à isenção na conta de luz, a grande maioria dos idosos de baixa renda não precisa se preocupar em realizar nenhum tipo de solicitação.

Em outras palavras, o processo de concessão do benefício é automático, realizado pelo cruzamento de dados entre o CadÚnico e as empresas de energia elétrica.

Entretanto, é fundamental que os idosos mantenham seus dados cadastrais no CadÚnico sempre atualizados.

Enfim, quer saber muito mais sobre essa importante determinação e como se beneficiar dela? Então, continue essa leitura conosco, ao final dela você poderá esclarecer diversas dúvidas.

Você pode se interessar em ler também:

Critérios de participação da Tarifa Social em 2024

Tarifa social
Governo assegura a isenção da conta de luz para idosos e beneficiários do BPC, através da Tarifa Social. Imagem: Correio do Cidadão.

Como mencionamos anteriormente, o programa Tarifa Social, instituído pelo Governo Federal, oferece um desconto significativo na conta de energia elétrica para famílias de baixa renda.

Dessa forma, por se tratar de um serviço essencial, e muitas vezes com um valor elevado, essa iniciativa do governo beneficia significativamente o orçamento familiar de milhares de grupos.

Para ter direito ao benefício, os interessados devem se atentar aos critérios de elegibilidade. Afinal, esses requisitos buscam garantir que a Tarifa Social chegue aos que realmente precisam. Confira os critérios:

  • Ser cliente residencial de baixa renda: o programa é direcionado a famílias que residem em unidades habitacionais classificadas como residenciais e que se enquadram na faixa de baixa renda;
  • Estar inscrito no CadÚnico: a inscrição no Cadastro Único, programa do Governo Federal que mapeia as famílias de baixa renda, é um dos requisitos básicos para solicitar a Tarifa Social;
  • Renda familiar mensal per capita: a renda familiar mensal por pessoa deve ser inferior a meio salário mínimo nacional;
  • Famílias com pessoas com deficiência: no caso de famílias que possuem pessoas com deficiência que necessitam do uso contínuo de aparelhos elétricos para tratamento de saúde, o limite de renda familiar mensal por pessoa sobe para três salários mínimos.

Veja como participar do programa

Como dito inicialmente, desde 2022, a solicitação da Tarifa Social de Energia Elétrica foi simplificada.

Uma nova lei do Governo Federal, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), automatizou o processo de concessão do benefício.

Para se cadastrar no CadÚnico, é necessário procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo e apresentar a seguinte documentação:

  • RG;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento (se tiver);
  • Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de residência (conta de água ou luz dos últimos três meses).

Uma vez cadastrado, as informações no sistema devem ser atualizadas no mínimo a cada dois anos.

Todavia, caso haja mudanças em relação aos dados fornecidos, como por exemplo, aumento de renda, mudança de endereço, nascimento ou morte de membros do grupo, isso deve ser informado.

A atualização do cadastro garante a continuidade do recebimento da Tarifa Social, bem como, assegura a participação em outros programas sociais.

Em conclusão, a Tarifa Social assegura um desconto significativo na conta de luz, proporcionando economia e qualidade de vida para famílias de baixa renda. Se você se encaixa nos requisitos, faça a inscrição no CadÚnico e aguarde a identificação e inserção no programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.