SWOT – A Matriz da Gestão

Ferramenta de gestão da empresa – Análise Swot

A análise da matriz Swot é uma ferramenta para que a gestão da empresa possa viabilizar planejamentos estratégicos, já fundamental que a gestão analise o que acontece na empresa.

Há muitas ferramentas de gestão, no entanto, a matriz Swot é uma estratégia muito utilizada no mercado. Uma vez que abrange o cenário de forma simplificada. Ao passo que facilita a gestão da empresa, independentemente do seu porte.

Por isso, é viável que o empreendedor que faça essa análise Swot dentro do seu mercado, segmento e porte.  Com a finalidade de entender o cenário em que está inserida, para que então possa viabilizar ações direcionadas.

Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças

Essa análise consiste em estudar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Sendo assim, é importante que o empreendedor entenda quais são as forças do seu negócio. Bem como as fraquezas da empresa ou oportunidades.

Geralmente, esses fatores implicam em fatores internos e externos. Assim sendo, o empreendedor poderá viabilizar de forma abrangente quais são as forças da sua empresa em relação ao concorrente.

Por exemplo, quais são os melhores produtos ou serviços que o seu negócio possui, sendo uma vantagem competitiva. Já as fraquezas se referem exatamente ao oposto, quais são as desvantagens da sua empresa. Cabe analisar se precisa capacitar a sua equipe, se conhece bem o seu concorrente etc.

As oportunidades se referem aos fatores diversos, geralmente externos. Uma vez que muito implica diretamente nos negócios. Por exemplo, se houve alguma redução de imposto pertinente para são para sua empresa, ou ainda se há algum evento ou data que facilite suas vendas.

Finalmente, as ameaças são fatores que podem prejudicar a sua empresa. Por exemplo, novos integrantes dentro do seu nicho ou ainda, escassez da sua matéria-prima.

Sendo assim, é necessário que faça essas análises para posteriormente elaborar o seu plano de negócio e ter sucesso no empreendedorismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.