Surpreendente: veja 3 cuidados para ter com o Google Fotos e evitar invasões

O Google Fotos é um serviço de compartilhamento e armazenamento de imagens acessível em qualquer dispositivo conectado à internet. Foi desenvolvido pela grande empresa de tecnologia que leva o nome do aplicativo. No entanto, devido à natureza diversa das mídias armazenadas, os usuários devem estar cientes do nível de exposição e acessibilidade de algumas informações na nuvem.

Medidas de segurança a serem adotadas no Google Fotos

1.Proteger suas mídias confidenciais

O Google Fotos abriga uma variedade de imagens em nossa galeria, que podem ser organizadas em pastas com base no tema do conteúdo. Nesse contexto, algumas mídias podem representar uma invasão à privacidade se forem visualizadas por pessoas que não sejam os proprietários das informações.

Para evitar tais situações, é possível salvar fotos e vídeos pessoais em uma pasta protegida por um bloqueio de tela no aplicativo. Os itens salvos na chamada “Pasta de Segurança” não são exibidos na visualização padrão do aplicativo, nas lembranças, nas pesquisas ou nos álbuns. Da mesma forma, eles também não estão disponíveis para aplicativos que têm acesso aos seus arquivos de mídia.

No entanto, essa funcionalidade só está disponível para dispositivos com Android 6 ou versões mais recentes. Como mencionado anteriormente, aqueles que têm acesso ao bloqueio de tela do dispositivo podem desbloquear a pasta protegida – fique atento a esse detalhe.

Os itens na pasta protegida não são transferidos para outros dispositivos por meio de conexão de dados ou armazenamento em nuvem. Se você desinstalar o aplicativo ou limpar os dados, perderá todos os itens na pasta protegida. Para contornar esse problema, a mídia protegida deve ser movida para fora da pasta antes de qualquer alteração.

Para configurar sua pasta protegida:

  • Abra o aplicativo;
  • Acesse Biblioteca/Gerenciamento/Pasta de Segurança;
  • Toque em configurar a pasta protegida e adicione itens.

Além disso, você também pode usar serviços de terceiros para adicionar uma senha à entrada do Google Fotos. No entanto, é importante observar que pessoas com acesso à sua conta do Google em um computador, por exemplo, podem acessá-la se estiverem conectadas.

2. O Google Fotos como uma solução para liberar espaço no armazenamento do seu dispositivo móvel

As mídias que são sincronizadas e armazenadas diretamente na nuvem não consomem nenhum espaço em seu dispositivo, independentemente das ações que você execute nele. Em outras palavras, você pode armazenar várias mídias e ainda ter acesso direto a elas por meio do Google Fotos. Caso necessário, é possível fazer o download novamente.

No entanto, é importante ressaltar a importância de transferir informações ou mídias sensíveis do seu dispositivo móvel para pastas seguras, a fim de evitar que sejam encontradas diretamente na galeria ou em outras redes que também tenham acesso às mídias do seu dispositivo.

Além disso, lembre-se de evitar armazenar fotos de documentos pessoais, assim como informações como números de cartão de crédito, tanto no armazenamento do seu dispositivo móvel quanto em serviços de nuvem, mesmo que as instituições financeiras ofereçam várias medidas de segurança contra fraudes.

3. Cópia de segurança adicional

Em resumo, o backup é o processo de criar uma cópia extra para garantir o acesso às suas mídias digitais. É fundamental em casos de perda, falha do sistema, erro humano ou outras situações em que as informações possam ser comprometidas, intencionalmente ou não.

Nesse sentido, você pode ter suas fotos e mídias armazenadas até mesmo fisicamente, usando um pen drive ou cartão de memória. Ao mesmo tempo, é possível guardar suas informações em outros serviços de armazenamento em nuvem que não estejam vinculados à sua conta do Google, como o OneDrive.

Surpreendente: veja 3 cuidados para ter com o Google Fotos e evitar invasões
Proteger seus arquivos é sempre muito importante – Imagem: Adobe Stock

Arquivos de fotos e álbuns será excluído do Google

Foi anunciado pelo Google, a alguns dias atrás, que o serviço de Arquivo de Imagens e Álbuns será encerrado em julho/2023. O Arquivo de Imagens do Google é um hub central, onde diversas imagens usadas nos vários serviços do Google são armazenadas. Nele, os usuários podem encontrar mídias de fotos do perfil do Google, Blogger, anexos encaminhados pelo Hangouts e muito mais.

O encerramento do Arquivo de Imagens do Google está programado para o dia 19 de julho de 2023. Até lá, os usuários terão a opção de usar o Google Takeout a fim de efetuar o download das imagens armazenadas enquanto não sejam permanentemente excluídas após essa data.

O Google está notificando os usuários com conteúdo salvo dentro do Arquivo de Imagens por meio de e-mail, a fim de que não percam suas coisas. Para baixar o conteúdo todo, acesse o Google Takeout.

Além disso, você pode visualizar também e gerenciar individualmente o conteúdo dos Arquivos de Imagens por serviço:

  • Conta Google – Foto de perfil;
  • Blogger – Imagem publicada;
  • Google Fotos – Álbum de foto;
  • Hangouts – Anexo enviado pelo Hangouts.

É importante ressaltar que o Hangouts agora é o Chat Google, portanto, alguns anexos podem estar disponíveis dentro do novo app. Além desses conteúdos, o Arquivo de Imagens do Google também armazena as imagens dos uploads para personalização de temas no Gmail.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.