Como a sua empresa pode apoiar funcionárias mães

Pensar em como a sua empresa pode apoiar funcionárias mães é muito importante para construirmos um mundo corporativo mais inclusivo e saudável para as mulheres. Afinal, ainda vemos muito preconceito atrelado à maternidade e às mulheres que são mães. E você, enquanto gestor, tem o dever de quebrar com esse ciclo doentio.

Pensando nisso, trouxemos algumas sugestões que podem ajudar você nesse objetivo de incluir mais mulheres mães na sua empresa, de forma saudável e motivadora. Acompanhe!

Dicas de como a sua empresa pode apoiar funcionárias mães

Trouxemos 5 dicas simples de como a sua empresa pode apoiar funcionárias mães de uma forma muito efetiva. Lembre-se também de investir em um diálogo com as suas funcionárias, pois elas também merecem opinar sobre o que pode vir a ser interessante para cada uma delas, concorda? 😉

Então, além de considerar as sugestões e opiniões das mulheres que trabalham com você, cogite as nossas sugestões para criar um ambiente de trabalho mais promissor e saudável:

1. Horários flexíveis e focados em resultados

Foi-se o tempo em que apenas bater o cartão era o suficiente para uma pessoa dizer que trabalhou ou não trabalhou. Hoje, a flexibilidade é muito mais valiosa e inteligente para qualquer empresa.

Por isso, ao invés de cobrar um horário de atuação das suas funcionárias mães, que tal cobrar resultados? Desse modo você cria uma rotina mais flexível que pode ser de grande valia para ela.

2. Benefícios com foco na creche e escola das crianças

Vale creche ou vale escola pode ser bem pertinente para as mulheres mães. A maternidade traz grandes desafios, e a vida financeira também sofre impactos. Portanto, se a sua empresa quer apoiar funcionárias mães, apoie dessa forma também!

Inclusive, algumas empresas já desenvolvem espaços para que as mães possam deixar os seus filhos durante o expediente. Se há espaço na sua corporação, cogite essa possibilidade.

3. Espaços de diálogos entre líderes e liderados

Crie bons espaços de diálogo entre os líderes e as mulheres mães. Permita que elas se sintam à vontade para opinar, questionar, buscar apoio, etc.

Especialmente no caso de mulheres que são mães pela primeira vez, a vida pode passar por determinadas turbulências  “assustadoras”. Tente oferecer um tipo de porto seguro para elas, com proximidade, empatia, escuta ativa e bons diálogos.

4. Construção de uma cultura sem machismo

Construa uma empresa que não opera com base na cultura do machismo. Se você não contrata mulheres, ou têm preconceito com mulheres mães, está mais do que na hora de abrir a mente e mudar esse pensamento egoísta e ultrapassado, não acha?

Da mesma forma, conscientizar os funcionários é muito importante. Vale investir em palestras e eventos que tratem do tema com embasamento científico e informações que abram a mente das pessoas.

5. Contratação de mulheres mães!

Simplesmente, contrate mulheres que são mães. Quebre aqueles paradigmas de que mães trabalham menos ou têm um desempenho inferior por conta dos filhos. A sua empresa pode apoiar funcionárias mães a partir do momento que dá a elas a chance de trabalhar com respeito, dignidade e qualidade de vida. Abra portas profissionais! 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.