SP: Secretaria da educação distribui milhares de livros com temática étnico-racial

A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo comprou um total de 229.597 mil livros com temáticas da história da África e cultura negra brasileira que serão distribuídos, a partir de abril, para todas as escolas estaduais.

De acordo com a pasta, a ação visa acelerar o debate sobre o racismo estrutural e disponibilizar obras com a perspectiva negra, apresentar autores negros, heróis negros, contribuindo para uma educação antirracista.

Escolas dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Centros Estaduais de Educação para Jovens e Adultos (Ceejas), Classes Provisórias, Curso de Ensino de Línguas e demais vinculadas, vão receber os títulos para trabalharem o tema no ano letivo.

Livros disponibilizados

Consta no site da Secretaria, que entre a relação de livros estão alguns livros atuais e que fazem sucesso, como por exemplo “Uma terra Prometida”, de Barack Obama; Amoras, de Emicida (ambos da Companhia das Letras); Caderno de Rimas do João, de Lázaro Ramos (Editora Pallas); e Colecionador de Pedras, de Sergio Vaz (Editora Global).

De acordo com o secretário da Educação, Rossieli Soares, as escolas cumprem um papel importante na formação de uma sociedade sem preconceitos.

“É fundamental incentivar que os nossos jovens e crianças cresçam propagando respeito e amor ao próximo, como deve ser. Tenho focado neste tema, com ações que fortaleçam a cultura antirracista em nossa rede. A compra de livros sobre este tema para as salas de leituras das escolas estaduais, certamente, fomentará essa cultura”, analisa.

Ação antirracista

A fim de combater o racismo estrutural, assim como debater a falta de representatividade negra e mostrar, por meio dos materiais didáticos, personagens que podem servir de inspiração para o desenvolvimento pessoal no âmbito escolar, o Centro de Inovação da Educação Básica de São Paulo (CIEBP) mantém a Trilha Educação Antirracista.

Além de convidados especiais, os eventos contam com as participações de estudantes dos anos finais e médio, professores e gestores da rede estadual paulista.

O programa é mensal e ocorre todas as últimas segundas-feiras de cada mês, sempre às 13h, com transmissão pelo Centro de Mídias São Paulo (CMSP) e redes sociais.

E então, o que achou da notícia?

Temos um post que aborda exatamente esse tema: Antirracismo: Como debater o tema na redação e na sala de aula

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.