Anarquismo: Tópicos importantes sobre o assunto

Oriundo da Anarquia, o anarquismo é um sistema político, filosófico e ideológico e tem como principal característica à ausência de governo, a extinção de Estado e da autoridade exercida por ele. 

A palavra possui origem grega através da palavra “anarkhos” ou seja, “sem governo” e “sem poder”. Hoje em dia, alguns indivíduos usam o termo de maneira errada para referir se a desordem, caos, entre outros. 

O tema poderá aparecer em questões de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe o artigo e fique por dentro, veja!

Anarquismo – Contexto histórico

O anarquismo surgiu no século XIX por meio do filósofo e político britânico William Godwin (1756 – 1836) ofertando um sistema político que difere-se do sistema capitalista presente desde a Revolução Industrial.

A saber, Godwin afirmava que a sociedade pode viver sem as leis e restrições impostas por um governo. Todavia, a liberdade das pessoas representa o estado da sociedade ideal. 

Além disso, o filósofo também defendia o fim da propriedade privada e da divisão das classes sociais. Ademais, ele também sugere o fim do Estado e das instituições. 

Desse modo, a sociedade seria levada a um pilar com a ausência do autoritarismo, opressão e dominação. Em seguida, outros filósofos e estudiosos continuaram os estudos acerca do tema; são eles:

  • Max Stirner
  • Joseph Proudhon
  • Leon Tolstoi
  • Mikhail Bakunin 

Por fim, já no século XX o movimento anarquista entra em declínio severo, tornando-se praticamente uma questão utópica. 

Características

Dentre as principais características do anarquismo, podemos citar:

  • Liberdade e autonomia das pessoas
  • Coletivismo
  • Autogestão como forma de governo 
  • Disciplina e responsabilidade 
  • Educação libertária 
  • Harmonia
  • Solidariedade 

Essas foram as principais características do anarquismo, legitimada pelos filósofos e estudiosos que abordam o tema. 

Anarquismo x Comunismo

Algumas pessoas confundem o anarquismo com o comunismo, contudo, ambas são completamente diferentes. 

A saber, no anarquismo tem-se a ausência do Estado, promovendo a eliminação de qualquer ordem hierárquica e favorecendo o surgimento de organizações libertárias. 

Em contrapartida, no comunismo defende-se um sistema econômico que não possua classes, no entanto, a propriedade é comum. Além disso, no comunismo existe governo, no anarquismo não. 

Anarquismo no Brasil

As ideias anarquistas chegaram ao Brasil no século XX com a chegada de imigrantes europeus. Dessa maneira, elas ajudaram na construção dos movimentos sociais. 

Desse modo, alguns movimentos que usaram conceitos anarquistas ganharam grande destaque na história do país com a greve dos operários em São Paulo e no Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. 

Por fim, o movimento Punk sobretudo no começo dos anos 80 possui uma grande influência anarquista. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Raça e etnia: Qual a diferença entre os conceitos?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.