Vida na Terra durante o período pré-cambriano

O período de tempo pré-cambriano é o período de tempo mais antigo na escala de tempo geológica. Ela se estende desde a formação da Terra há 4,6 bilhões de anos até cerca de 600 milhões de anos atrás e abrange muitos Eons e Eras que levaram ao Período Cambriano no Eon atual.

Entenda melhor sobre essa matéria, que pode cair no Enem ou então em outros vestibulares do país.

Começo da terra

A Terra foi formada há cerca de 4,6 bilhões de anos em uma violenta explosão de energia e poeira, de acordo com o registro de rochas da Terra e de outros planetas. Por cerca de um bilhão de anos, a Terra foi um lugar árido de ação vulcânica e uma atmosfera nada adequada para a maioria dos tipos de vida. Não foi até cerca de 3,5 bilhões de anos atrás que se pensa que os primeiros sinais de vida se formaram.

O Começo da Vida na Terra

A maneira exata como a vida começou na Terra durante o período pré-cambriano ainda é debatida na comunidade científica. Algumas teorias que foram colocados ao longo dos anos incluem a Teoria Panspermia e Teoria de ventilação. É sabido, entretanto, que não havia muita diversidade no tipo de organismo ou complexidade durante este período extremamente longo da existência da Terra.

A maior parte da vida que existia durante o período de tempo pré-cambriano eram organismos unicelulares procarióticos. Na verdade, existe uma história muito rica de bactérias e organismos unicelulares relacionados dentro do registro fóssil.

Você também pode gostar:

Pré-Cambriano: Entenda o que é o Proterozoico 

Na verdade, agora se pensa que os primeiros tipos de organismos unicelulares eram extremófilos no domínio arqueano. O vestígio mais antigo encontrado até agora tem cerca de 3,5 bilhões de anos.

Essas primeiras formas de vida se assemelhavam às cianobactérias. Eram algas fotossintéticas verde-azuladas que prosperavam na atmosfera extremamente quente e rica em dióxido de carbono.

Esses vestígios de fósseis foram encontrados na costa da Austrália Ocidental. Outros fósseis semelhantes foram encontrados em todo o mundo. Suas idades abrangem cerca de dois bilhões de anos.

Com tantos organismos fotossintéticos povoando a Terra, era apenas uma questão de tempo antes que a atmosfera começasse a acumular níveis mais altos de oxigênio, já que o gás oxigênio é um produto residual da fotossíntese. Uma vez que a atmosfera tinha mais oxigênio, muitas novas espécies evoluíram que poderiam usar o oxigênio para criar energia.

Aparece mais complexidade

Os primeiros vestígios de células eucarióticas apareceram cerca de 2,1 bilhões de anos atrás, de acordo com o registro fóssil. Estes parecem ser organismos eucarióticos unicelulares que carecem da complexidade que vemos na maioria dos eucariotos de hoje.

Demorou cerca de outro bilhão de anos antes que os eucariotos mais complexos evoluíssem, provavelmente por meio da endossimbiose de organismos procarióticos.

Os organismos eucarióticos mais complexos começaram a viver em colônias e a criar estromatólitos. Muito provavelmente, dessas estruturas coloniais surgiram organismos eucarióticos multicelulares. O primeiro organismo com reprodução sexual evoluiu há cerca de 1,2 bilhão de anos.

A evolução acelera

Perto do final do período de tempo pré-cambriano, muito mais diversidade evoluiu. A Terra estava passando por mudanças climáticas um tanto rápidas, passando de completamente congelada a amena para tropical e de volta ao congelamento.

As espécies que foram capazes de se adaptar a essas flutuações selvagens no clima sobreviveram e floresceram. O primeiro protozoário apareceu, seguido de perto pelos vermes.

Logo após, artrópodes, moluscos e fungos apareceram no registro fóssil. O fim do período pré-cambriano viu organismos muito mais complexos, como águas-vivas, esponjas e organismos com conchas.

O fim do período de tempo pré-cambriano veio no início do período cambriano do éon fanerozoico e da era paleozoica. Esta época de grande diversidade biológica e rápido aumento na complexidade do organismo é conhecida como a Explosão Cambriana. O fim do Tempo Pré-cambriano marcou o início da evolução mais rápida das espécies ao longo do Tempo Geológico.

E então, gostou de conhecer melhor o período pré-cambriano?

Não deixe de aprender também – 3 séries para estudar períodos diversos da história

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.