SP: 60% dos estudantes retornaram às aulas presencialmente, diz governador

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (4) que 60% dos estudantes da rede estadual de ensino voltaram às aulas presencialmente. 

“Mais da metade dos alunos da rede estadual estão de volta às aulas dentro dos protocolos de ensino presencial”, informou Doria. O governador também afirmou que São Paulo foi o primeiro estado a retornar com as aulas durante a pandemia da covid-19. 

As instituições públicas e privadas têm autorização para promover o retorno de 100% dos estudantes. No entanto, elas devem respeitar os protocolos sanitários de segurança. 

Em muitas escolas estaduais está acontecendo o modelo híbrido de estudo, alternando entre aulas presenciais e online. Contudo, vale destacar que os municípios têm autonomia para decidir se é hora de voltar com as atividades escolares presenciais ou não. 

De acordo com o Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, as instituições estaduais têm preparo para aulas remotas de qualidade. “Mesmo com o retorno presencial, nossas salas de aula estão equipadas com equipamentos que podem fazer transmissão para os alunos que não estão”. 

Para estudantes que continuarem no modelo remoto de ensino, o acesso aos conteúdos ocorre por meio do Centro de Mídias, uma plataforma criada pelo governo de São Paulo. 

A presença dos alunos continua sendo opcional.Todavia, o governo paulista estuda torná-la obrigatória a partir de setembro. “Vamos acompanhar todos os dados até a metade de agosto e vamos avaliar dar esse passo”. apontou o secretário.

Retorno gradual dos estudantes

Com as medidas sanitárias impostas em todo estado de São Paulo em março de 2020, as escolas só voltaram a abrir em setembro de 2020 e com restrições. Já em novembro, o governo autorizou o retorno dos estudantes do Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

Em 2021, o ano letivo começou no mês de fevereiro, entretanto, por conta da 2ª onda da covid-19, as unidades escolares ficaram abertas somente para estudantes em situação vulnerável. 

No mês de abril, aconteceu um novo retorno dos alunos, dessa vez com o limite de 35% dos alunos em sala de aula.  “É muito emocionante ver os alunos de volta nas salas de aula, ver nossos professores, Educação de Jovens e Adultos, tudo retornando”, disse Rossieli. 

Além disso, o governo de São Paulo está no processo de recrutamento de pais e responsáveis para auxiliar na volta das aulas 100%, através do programa Bolsa do Povo Educação. 

O programa pagará uma bolsa de R$500 aos escolhidos. Eles serão responsáveis por fiscalizar os estudantes durante o período dentro da escola e nos arredores para o devido cumprimento dos protocolos sanitários. 

E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Beneficiários aguardam calendário de pagamento da 5ª parcela do Auxílio Emergencial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.