Como saber se sou uma pessoa introvertida?

Você já se perguntou como saber se sou uma pessoa introvertida? Tem dúvidas se você é realmente introvertido ou não? Bom, se você já está fazendo essa pergunta, é porque se deparou com os sinais da introversão, certo?

Mas até que ponto isso é ruim? Será que não podemos ser introvertidos? São tantas dúvidas, não é mesmo? Por isso, neste conteúdo vamos apresentar alguns sinais da introversão, além de fazer uma breve reflexão sobre o assunto. Acompanhe.

Como saber se sou uma pessoa introvertida?

Afinal, como saber se sou uma pessoa introvertida? Na verdade, são diversos sinais que a introversão pode nos dar. Em algumas pessoas, um sinal será mais intenso, nas outras, ele será mais sutil.

Só que antes de pensarmos sobre eles, vamos fazer uma breve reflexão? Afinal, ser introvertido é algo ruim? Bom, se essa introversão não atrapalha a sua vida e não lhe traz mal-estares emocionais, não, não é ruim.

Devemos parar de querer estar dentro de padrões sociais para sermos aceitos. Só porque o seu amigo é extrovertido, você não precisa ser. Simples assim. Você pode muito bem ser uma pessoa mais quieta, mas que constrói laços com quem faz sentido para você e para a sua história de vida.

Portanto, se você constatar que é introvertido, não se desespere! Apenas use essa informação para o seu autoconhecimento e analise se há a necessidade ou não de mudança, ok?

Então vamos lá:

1- Você se sente sozinho no meio das outras pessoas

Quando você está em um local com muitas pessoas, você se sente sozinho? Pense sobre isso.

2- Não gosta de se abrir, nem sobre coisas simples da vida

Ter dificuldades de se abri pode ser um sinal de introversão.

3- Você sente “preguiça” de interagir com as pessoas

Só de pensar em construir um assunto com alguém você já se sente cansado ou com preguiça?

4- Você se dá melhor escrevendo do que falando

Você consegue se expressar melhor quando está escrevendo (conversando por mensagem) ou quando fala face a face?

5- Você sempre evita assuntos fúteis e desnecessários

Sabe aqueles assuntos de “bom dia, tudo bem?” que aparecem nos corredores da empresa ou da faculdade? Pois bem, pense sobre a última vez que você evitou algo assim. Isso é recorrente?

6- Você odeia ter de fazer novos amigos

Só de pensar em fazer novos amigos você já se sente angustiado? A ideia de permanecer com os mesmos parece mais prazerosa? Então talvez você realmente seja introvertido.

7- As pessoas dizem que você sabe ouvir

Você é sempre procurado como o “bom ouvinte” da turma? Você ouve mais do que fala? Analise esse tipo de sinal.

8- Você não tem muitos amigos

A sua quantidade de amigos é bem escassa? Você consegue contar nos dedos os amigos que realmente considera importante? Então talvez você seja sim uma pessoa introvertida.

Apesar de considerar esses pontos acima sobre “como saber se sou uma pessoa introvertida”, lembre-se da nossa reflexão inicial.

Constatar a introversão não é o mesmo que ser obrigado a superá-la. Mas, caso seja necessário viver essa superação, cogite a psicoterapia para lidar com as suas questões internas, sem forçar a barra. Respeite quem você é!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.