Sono e trabalho: qual a relação?

A relação entre sono e trabalho pode ser percebida de diversas formas. Quando dormimos mal, o nosso dia parece ser mais difícil do que o normal, muitas vezes, concorda? Em contrapartida, quando temos uma boa noite de sono, o nosso rendimento pode ser mais elevado, trazendo bons resultados no fim do dia.

Porém, você pode estar se perguntando: Por que será que isso acontece? Quais são os impactos do sono no dia a dia de trabalho?

Neste texto, trouxemos algumas considerações que tratam desse assunto. Acompanhe.

Qual a relação entre sono e trabalho?

O sono e o trabalho têm relação quando pensamos no nosso rendimento e no nosso desempenho como um todo. Isto é, se queremos uma maior produtividade, a qualidade do nosso sono deve ser considerada nessa “lista de coisas para se fazer”. Caso contrário, as noites mal dormidas poderão atrapalhar os nossos resultados, gerando sensação de frustração em alguns casos.

Portanto, fique atento à relação que pode existir entre essas duas áreas de nossas vidas:

1. Impacto na memorização

Quando dormimos, podemos dizer que o nosso cérebro faz uma espécie de “faxina” das informações. Ele irá armazenar em nossa memória aquilo que for mais relevante, e poderá descartar outros dados. Porém, quando o sono é inadequado, esse tipo de “faxina” pode não acontecer da melhor forma possível. Isso quer dizer que o cérebro pode acabar não “gravando” o que é essencial, permitindo que memórias importantes sejam perdidas pela falta de descanso.

Por isso, quando pensamos na relação existente entre sono e trabalho, devemos ter em mente que a memória está associada à qualidade do nosso sono. Se dormimos mal, a memória pode ser impactada negativamente, prejudicando o desempenho na rotina de trabalho.

2. Concentração

O nosso cérebro também pode sofrer impactos na qualidade de sua concentração quando não dormimos bem. O cansaço mental e cerebral pode nos impedir de conseguirmos manter o foco no que é necessário, e isso possivelmente provoca efeitos nocivos em nosso desempenho de trabalho. A nível de exemplo, o cansaço mental pode ser o caminho para acidentes no trabalho ou falhas e equívocos que poderiam ser evitados com um maior foco no dia a dia.

3. Equilíbrio do humor

Quem nunca se sentiu de mau humor quando a noite de sono não foi das melhores? Pois é! O nosso descanso também está relacionado com as nossas emoções, nosso humor e nosso bem-estar geral. Sendo assim, quando pensamos na relação entre sono e trabalho, podemos pensar também no quanto o humor desequilibrado pode desencadear problemas interpessoais entre os trabalhadores.

4. Sensação de bem-estar

A sensação de bem-estar depois de uma noite de sono adequada também pode trazer benefícios para a nossa rotina de trabalho. O contrário também é verdadeiro: noites mal dormidas podem desencadear sensações negativas que impactam no rendimento, na produtividade e no desempenho como um todo.

Por conta desses fatores, cuidar da saúde do nosso sono é uma peça-chave para elevar a qualidade de vida no trabalho. Como você tem dormido todos as noites?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.