Sociologia no vestibular UEL: aquilo que mais cai

Vestibular UEL: o que cai de Sociologia?

A UEL, Universidade Estadual de Londrina, é uma instituição muito cobiçada por milhares de estudantes do país, uma vez que possui um alto nível de ensino e é considerada uma das melhores universidades brasileiras.

A sociologia é uma dentre as tantas matérias que aparecem no vestibular da UEL. Porém, ela merece uma atenção especial dos candidatos, já que as perguntas que abordam essa disciplina costumam ser complexas e abrangentes, exigindo diversas habilidades para a sua resolução. 

Dessa forma, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre os tópicos de sociologia que são cobrados com grande frequência nesse vestibular.

Sociologia no vestibular UEL: como cai?

Em 2021, a UEL aplicou o vestibular em apenas uma fase, devido à pandemia de COVID-19. Assim, você deve ficar atento às divulgações realizadas pela universidade e pelos meios de comunicação para saber como serão aplicadas as provas das próximas edições, já que isso ainda não está definido. 

Porém, de qualquer modo, a sociologia estará presente na prova de questões de múltipla escolha, se o modelo da pandemia for mantido, e também nas provas de primeira e segunda fase, se o formato tradicional for mantido.

Os conteúdos cobrados nos dois modelos são os mesmos. De uma maneira geral, os temas mais abordados pelas questões são os seguintes:

Sociologia UEL: Conceitos Gerais

É muito importante que você domine os fundamentos dos métodos das ciências sociais, bem como os modos de execução dos estudos da sociedade em que vivemos. 

Ainda, ao lado desses tópicos, outros dois assuntos muito cobrados pelas perguntas de sociologia da UEL são: a Indústria Cultural e as Ideologias. 

Quanto ao primeiro tema, o candidato deverá saber discorrer sobre a definição de indústria cultural, o seu surgimento e as suas consequências no mundo atual. Quanto às ideologias, por sua vez, os candidatos deverão dominar o seu significado, os seus tipos e o seu contexto histórico de origem.

Sociologia UEL: Diversidade cultural

A diversidade cultural, os seus aspectos e as suas importâncias para a antropologia podem ser temas explorados pelas questões de sociologia da UEL. Ainda, esses tópicos podem se relacionar ao chamado “relativismo cultural” e aos modos de organização política e familiar que existem em diferentes partes do mundo.

Sociologia UEL: Poder, política e Estado

É importante que o candidato domine as relações entre política e Estado, bem como as próprias definições de poder, política e Estado.

Sociologia UEL: Movimentos sociais

As mudanças sociais e as suas consequências são amplamente exploradas pela prova de sociologia do vestibular da UEL. Essas mudanças, que buscam alcançar algum tipo de transformação social, ocorrem a partir da atuação de grupos organizados que se articulam sob uma mesma ideologia/ideia. Busque exemplos de movimentos sociais no Brasil e no mundo, uma vez que eles podem ser abordados. Entre os de maior relevância no cenário atual, podemos citar o movimento Black Lives Matter.

Sociologia UEL: Cidadania

Civitas é uma palavra que, em latim, significa “cidade”: esse foi o termo responsável por originar a palavra “cidadania”. 

Você precisará responder questões sobre o sentido dessa palavra, o seu significado e como ela influencia o cotidiano do ser humano desde a época conhecida como Idade Antiga, com um destaque para a Antiguidade Clássica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.