Sociologia e Antropologia: Diferenças entre os dois campos de estudo

A antropologia é o estudo dos humanos e da maneira como vivem. A sociologia estuda as maneiras como grupos de pessoas interagem entre si e como seu comportamento é influenciado por estruturas sociais, categorias (raiva, gênero, sexualidade) e instituições.

Embora ambos os campos estudem o comportamento humano, o debate entre antropologia e sociologia é uma questão de perspectivas. A antropologia examina a cultura mais no nível micro do indivíduo, que o antropólogo geralmente toma como um exemplo da cultura mais ampla.

Além disso, a antropologia se concentra nas especificidades culturais de um determinado grupo ou comunidade. A sociologia, por outro lado, tende a olhar para o quadro mais amplo, frequentemente estudando instituições (educacionais, políticas, religiosas), organizações, movimentos políticos e as relações de poder de diferentes grupos entre si.

Principais diferenças antropologia x sociologia

A antropologia estuda o comportamento humano mais no nível individual, enquanto a sociologia se concentra mais no comportamento de grupo e nas relações com as estruturas e instituições sociais.

Os antropólogos conduzem pesquisas usando etnografia (um método de pesquisa qualitativa), enquanto os sociólogos usam métodos qualitativos e quantitativos.

O objetivo principal da antropologia é compreender a diversidade humana e a diferença cultural, enquanto a sociologia é mais orientada para a solução com o objetivo de corrigir os problemas sociais por meio de políticas.

Carreiras

Graduados em antropologia seguem uma ampla variedade de carreiras, assim como estudantes de sociologia. Qualquer um desses graus pode levar a uma carreira como professor, funcionário do setor público ou acadêmico.

Os estudantes que se especializam em sociologia frequentemente vão trabalhar em organizações sem fins lucrativos ou governamentais e o diploma pode ser um trampolim para uma carreira na política, administração pública ou Direito. Embora o setor corporativo seja menos comum para formandos em sociologia, alguns estudantes de antropologia encontram trabalho conduzindo pesquisas de mercado.

A pós-graduação também é uma trajetória comum para os formadores de antropologia e sociologia. Os que concluem o doutorado geralmente têm como objetivo se tornar professores e lecionar em nível universitário. No entanto, os empregos na academia são escassos e mais da metade das pessoas com PhD em antropologia trabalham fora da academia.

Carreiras não acadêmicas para antropólogos incluem pesquisa do setor público em geral, organizações globais como o Banco Mundial ou a UNESCO. Assim como podem atuar em instituições culturais, ou então trabalhando como consultores de pesquisa autônomas.

Sociólogos com doutorado podem trabalhar como analistas em qualquer número de organizações de políticas públicas, ou como demógrafos, administradores sem fins lucrativos ou consultores de pesquisa.

Leia também – Sociologia: Entenda o que é a Divisão Social do Trabalho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.