Sociedade Limitada LTDA – Composição e Faturamento

LTDA –  Capital Social divido em quotas

A Sociedade Limitada, Sociedade de Responsabilidade Limita, ou ainda, LTDA, é um modelo de sociedade empresária, onde o capital social é dividido em quotas.

Trata-se de um modelo de sociedade no qual os sócios respondem pelo valor investido no capital social, ou seja, os sócios respondem pela quantidade de quotas correspondentes. Dessa forma, o patrimônio pessoal não fica misturado ao da empresa.

A composição é de no mínimo dois sócios

A sociedade LTDA é composta por no mínimo dois sócios, de forma que não existe uma LTDA composta por somente um sócio. Uma vez que para esse tipo de modelo empresarial existem outras opções.

A responsabilidade de integralizar o capital subscrito é comum a todos os sócios, portanto caso algum sócio venha faltar com a obrigação de integralizar suas quotas, os outros sócios respondem solidariamente podendo expulsar da sociedade o mesmo.

Impostos relacionados ao faturamento da empresa

O Capital subscrito e integralizado diz respeito sobre o valor do investimento de cada sócio. É facultativa a formação de um Conselho Fiscal, pois, a empresa poderá ser administrada por somente uma pessoa, caso todos os sócios estejam de acordo.

Os impostos dependem do faturamento do negócio. Assim sendo, a empresa pode ser enquadrada no regime Simples Nacional, como:

Microempresa ME;

Empresa de pequeno Porte EPP.

No regime de Lucro Presumido ou ainda, no regime de Lucro Real.

Desburocratização – SLU

Em razão da Medida Provisória (MP) 881.2019, que teve por objetivo desburocratizar algumas situações, alterando assim, alguns dispositivos legais, criou-se a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.