Sisu 2024: por que resultado foi adiado? Veja o que diz o Ministério

Nas redes sociais, vários candidatos até chegaram a ver as suas classificações, mas Ministério adiou resultado do Sisu

O que era para ser um dia de muita emoção para milhares de brasileiros de todas as regiões do país, acabou se transformando em frustração. De última hora, o Ministério da Educação decidiu adiar a divulgação dos resultados oficiais do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que estava marcada para esta terça-feira (30).

Nas redes sociais, muita gente aproveitou para falar sobre a frustração. De acordo com relatos, vários candidatos conseguiram ter acesso aos resultados. Mas logo depois o sistema saiu do ar, e o ministério lançou uma nota curta sem dar mais detalhes sobre o ocorrido.

Reclamações

Bom dia pra todo mundo, menos pra galera do MEC e do INEP, que estão sendo responsáveis pela maior palhaçada que já vimos no SiSU. Pra melhorar: ainda tá bugado o ProUni agora, que já não mostrava nota de corte e agora não mostra nem a posição mais”, disse um internauta.

“Como vou manifestar que quero ficar na lista de espera se o sisu não funciona desde ontem e não fala nem minha posição?”, questionou um segundo internauta, lembrando que o período de manifestação da fila de espera já foi iniciado.

“O lula afirmou durante a campanha dele inteira que ele ia melhorar os desmontes da educação, mas até agora foi só descaso com quem fez o Enem“, criticou uma terceira.

O Sisu

O Sisu é uma das principais portas de entrada de alunos do Brasil ao ensino superior. Este ano, o governo federal está liberando mais de 260 mil vagas em instituições de ensino em todas as unidades da federação.

Ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores, em 2024 o Sisu vai contar apenas com uma inscrição no ano, que será válida para as duas chamadas anuais.

Problemas técnicos no Sisu

O único argumento dado pela pasta foi o de que o sistema entrou em pane por causa de problemas técnicos. Abaixo, você pode conferir a íntegra da nota divulgada pelo ministério.

“A subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado”, disse o Ministério.

Sisu 2024: por que resultado foi adiado? Veja o que diz o Ministério
Ministro Camilo Santana disse que a previsão é divulgar os resultados no início desta tarde. Imagem: Luís Fortes/ Reprodução

Como consultar resultado do Sisu

De acordo com informações do Ministério da Educação, não é necessário sair de casa para saber se você foi selecionado para uma vaga. A partir de hoje, o candidato poderá confirmar esta informação por meio Portal Único de Acesso do MEC.

Neste caso, é necessário contar com o seu login oficial na plataforma Gov.br. Se você esqueceu ou perdeu a sua senha, basta clicar na opção de recuperação, realizar os procedimentos de mudança de senha, e voltar ao processo de consulta.

Para além deste caminho, o candidato também pode consultar o resultado da seleção do Sisu através do sistema do site das instituições de ensino que você se inscreveu. Neste ponto, é possível que existam variações no processo de consulta a depender da sua universidade.

Oficialmente, este é o calendário do Sisu para este ano de 2024:

  • Resultado da chamada regular: 31.jan
  • Matrícula: de 1º a 7.fev, observando dias, horários e locais de atendimento definidos pela instituição escolhida
  • Inscrição na lista de espera: de 30.jan às 23h59 de 7.fev

Enem 2023

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 foi realizado oficialmente nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado.

Dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelaram que em 2023, cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para a realização do Enem. O número é 13,1% maior do que o número de 2022. Em termos totais, estamos falando de um crescimento de pouco mais de 500 mil candidatos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.