SISU 2024: Confira a lista completa de documentos necessários e os critérios de inscrição

As inscrições para o SISU 2024, Sistema de Seleção Unificada, foram iniciadas, e os interessados têm poucos dias, até a próxima quinta-feira (25), para disputar a vaga desejada. Neste programa, os candidatos competem por uma oportunidade de estudar em uma universidade pública federal ou estadual.

Novidades no SISU 2024

O governo federal introduziu duas novidades para o SISU 2024, sendo a mais destacada o fato de que haverá apenas uma edição do programa este ano. Diferentemente dos anos anteriores, os estudantes não terão a oportunidade de buscar a vaga desejada no segundo semestre, em junho.

A outra alteração diz respeito à disputa por cotas. Com as mudanças na Lei de Cotas em 2023, todos os candidatos concorrerão pelo sistema de ampla concorrência. Antes, os cotistas competiam entre si, como os índios disputando sua vaga dentro da cota destinada aos indígenas.

Inscrições

As inscrições, que duram apenas quatro dias, exigem atenção aos prazos, critérios e documentos necessários. Perder a oportunidade significa não ter outra chance de concorrer, pelo menos neste ano.

Contudo os critérios para inscrição no SISU 2024 são amplos, visando atender a diversos perfis. Tanto quanto para concorrer ao curso e universidade desejados, os candidatos devem cumprir requisitos como ter participado do Enem 2023, obtido nota na prova de redação maior que zero e não ter declarado estar na condição de treineiro ao se inscrever no Enem.

Não há exigência de nota mínima nas provas objetivas, mas a nota média obtida no Enem influencia nas chances de classificação. Cada curso possui uma nota mínima necessária para a vaga, e a concorrência varia de acordo com a popularidade do curso na universidade.

Como resultado, as inscrições para o SISU 2024 são realizadas exclusivamente online e de forma gratuita. Enfim para preencher o formulário, é necessário possuir uma conta no Gov.br em qualquer nível. Em suma, os candidatos têm a opção de escolher até dois cursos em instituições distintas, podendo alterar suas escolhas durante o período de inscrição.

Para efetuar a inscrição, siga estes passos:

1. Acesse o site do SISU e clique em “Inscreva-se”.
2. Faça login no Gov.br.
3. O sistema reconhecerá automaticamente seus dados pessoais e sua nota do Enem.
4. Preencha o formulário escolhendo os cursos desejados.
5. Complete um questionário socioeconômico do perfil para a Lei de Cotas.
6. Confirme a inscrição.

Documentação

Ainda mais durante o processo de inscrição, os documentos obrigatórios no SISU 2024 são reconhecidos automaticamente pelo sistema. No entanto, ao realizar a matrícula na universidade, será necessário apresentar diversos documentos e comprovantes, tais como:

– RG (podendo ser Carteira Nacional de Habilitação e Carteira Profissional).
– CPF.
– Certificado de conclusão do Ensino Médio.
– Comprovante eleitoral.
– Comprovante de residência.
– Certidão de casamento ou nascimento.
– Documento que comprove estar em dia com os serviços militares (para candidatos homens).
– Certificado de conclusão do Ensino Médio.
– Fotos 3×4.

Portanto candidatos que concorrem a vagas como cotistas devem apresentar documentos adicionais, como comprovante de renda, comprovante de deficiência, entre outros.

Cronograma do SISU 2024

Contudo, além das inscrições, os candidatos devem ficar atentos ao cronograma do SISU 2024, que detalha outras etapas, como a entrega de documentos dentro do prazo estabelecido pela universidade.

O cronograma inclui datas como:

– Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024;
– Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024;
– Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024;
– Participação na lista de espera: manifestar interesse de 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024;
Resultado das listas de espera: datas a serem definidas por cada universidade.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.