SiSU 2022: UFMT terá quase 5 mil vagas para processo seletivo do 1º semestre

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou o termo de adesão referente ao 1º processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022. Segundo o documento, a oferta da instituição é de 4.951 vagas em 93 cursos de graduação

O termo de adesão indica ainda que 2.493 vagas estão reservadas segundo define a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Portanto, essas oportunidades são destinadas a estudantes que cursaram todos os anos do ensino médio em escolas da rede pública, com percentual para candidatos pretos, pardos e indígenas, para estudantes de baixa renda, e para pessoas com deficiência (PcD). 

Há ainda a reserva outras 10 vagas no curso de Letras/Libras para estudantes surdos, conforme estabelece as ações afirmativas da UFMT. As demais 2.448 vagas são para a seleção em ampla concorrência. 

Além das informações sobre as vagas e cursos ofertados, o termo de adesão apresenta ainda os critérios e os pesos das provas estabelecidos pela UFMT. Veja o documento de adesão na íntegra.

1º processo seletivo do SiSU 2022

Tradicionalmente, a seleção do SiSU é feita a partir da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, só poderão participar do SiSU 2022 os estudantes que fizeram o Enem 2021, que aconteceu em novembro de 2021.

Além disso, para participar da seleção, o estudante não pode ter zerado nenhuma das provas do Enem e não pode ter feito o exame na condição de “treineiro”.

O Ministério da Educação (MEC) ainda não publicou o edital de abertura do 1º processo seletivo do SiSU 2022. A pasta só deve abrir o período de inscrição, que depende da publicação do resultado do Enem 2021, na segunda quinzena de fevereiro deste ano.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também IFB abre o período de inscrição do Vestibular 2022/1 via Enem nesta segunda (10).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.