Quais os sintomas de não dormir bem?

Conhecer os sintomas de não dormir bem pode ajudá-lo a detectar o problema e assim buscar ajuda especializada para recuperar o seu bem-estar. Afinal, noites mal dormidas podem causar efeitos intensos em nossos humor, na saúde cerebral e até mesmo na saúde física. Por isso, saber detectar desequilíbrios para tratar adequadamente é muito importante. Acompanhe o texto e saiba mais.

Quais os sintomas de não dormir bem?

Ter uma noite de sono ruim de vez em quando não é um problema que deva causar preocupação. Porém, se as noites de sono de baixa qualidade têm se tornado frequentes, a ponto de causar efeitos na rotina e na vida da pessoa, é interessante investigar a situação. Isso porque o sono pobre pode colocar a vida do indivíduo em risco.

Por conta disso, convidamos você para conhecer alguns dos sintomas de não dormir bem:

1. Sensação de sono ruim

Obviamente, um dos sintomas de não dormir bem é justamente acordar com aquela sensação de que não dormiu o suficiente. Não estamos falando da sensação de preguiça, que costuma ser comum de manhã, mas, sim, estamos falando da sensação de não ter descansado nada. É como se você já acordasse exausto. Você se sente assim com frequência?

2. Acordar muitas vezes durante a noite

Acordar muitas vezes durante a noite, a ponto de perder o sono e ficar “rolando na cama”, é um dos sintomas de não dormir bem. Neste caso, se o problema é frequente, o ideal é buscar ajuda médica. Além disso, se o motivo para acordar e ter dificuldade para adormecer forem preocupações e questões emocionais, o psicólogo também poderá ajudar.

3. Fadiga ao longo do dia

A fadiga ao longo do dia é outro sintoma que exige uma atenção maior. Se você está sempre cansado, mesmo no fim de semana e nos dias de folga, é interessante conversar com um profissional para investigar a situação.

4. Dificuldade para manter a concentração e o foco

O nosso cérebro não é uma máquina. Logo, ele precisa de descanso e do sono de qualidade para conseguir “funcionar bem”. Por isso, quando não dormimos de forma qualificada, podemos começar a enfrentar problemas de concentração e foco nas atividades cotidianas. Afinal, o cérebro tem dificuldades para manter-se atento, devido ao cansaço.

5. Problemas de memória

Os problemas de memória também são um dos sintomas de não dormir bem. Isso porque a nossa memória é organizada e “limpa” durante a noite. Sendo assim, se não dormimos de uma forma qualificada, nosso cérebro terá maiores dificuldades para armazenar novas informações e manter a memória funcionando bem. Por isso, os esquecimentos se tornam recorrentes nesses casos.

Procure ajuda médica em casos de problemas com o sono

Se você tem percebido que os sintomas de não dormir bem estão frequentes na sua rotina, considere procurar ajuda médica para lidar com o problema. Apenas um profissional qualificado poderá investigar as causas da dificuldade para dormir e prescrever tratamentos que possam funcionar. Jamais se automedique.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.