Sexta-feira 13, confira as curiosidades relacionadas ao dia do azar

Algumas pessoas ficam ansiosas e com medo nesta data

A sexta feira 13 é considerada por muitos o dia do azar. São várias as superstições relacionadas à data em questão. De fato, ela está presente até mesmo em produções hollywoodianas desde a década de 80, com seus filmes de terror e de suspense. Quem não conhece o filme Sexta-feira 13?

Esta é a primeira sexta-feira 13 do ano, e é envolta em assombros e em má sorte. Vale ressaltar, que a data está presente na cultura mundial e em suas superstições, junto com outras questões relacionadas ao azar, como passar por debaixo de uma escada, e quebrar um espelho, por exemplo.

O misticismo relacionado à sexta-feira 13, por exemplo, é bem antigo, tem relações com o cristianismo, mitologia nórdica, e na história da humanidade. O fato de Jesus Cristo ter sido morto em uma sexta-feira e que um dia antes ele se reuniu com 13 discípulos na última ceia, dão má fama à data.

Em relação à mitologia nórdica, há uma história em que Odin, em um banquete, convidou 12 divindades. Loki, o deus da trapaça, não gostou de não ter sido convidado e provocou uma tremenda confusão, resultando na morte de um dos presentes. Sendo assim, o número 13 passou a se configurar como azar. 

Lendas sobre a data

O dia do azar também tem ligações com períodos históricos, como o medieval na Europa. Todavia, os povos escandinavos, antes de sua conversão ao cristianismo, acreditavam em diversos deuses, eram politeístas. Eles possuíam uma tremenda admiração por Friga, que originou o termo Friday, sexta-feira em inglês.

Eles a consideravam a a deusa do amor, sendo apreciada por muitos. Após a conversão ao cristianismo, os escandinavos passaram a amaldiçoar a deusa e a considerá-la uma bruxa. aliás, falava-se na época, que ela se reunia toda sexta-feira com outras 11 feiticeiras mais um demônio, enviando pragas para toda a humanidade.

Outra relação histórica da data com o azar é relativa ao dia 13 de outubro de 1.307, uma sexta-feira. Neste dia, os Cavaleiros Templários recusaram a filiação do Rei Felipe IV em sua ordem religiosa. Ademais, houve uma grande revolta e o monarca ordenou uma perseguissão a todos os membros da ordem. Muitos foram mortos.

A origem do dia do azar não é clara, mas há também o escritor Thomas W. Lawson autor do romance Friday, the Thirteenth, que conta a história de um corretor de Wall Street que manipulava ações com o intuito de deixar seus inimigos na miséria. Em 13 de dezembro de 1907 um enorme barco que ele mandara construir afundou.   

Como atrair a sorte na sexta-feira 13

Existem algumas superstições que podem trazer um pouco de sorte neste dia de sexta-feira 13, de azar. Você pode, por exemplo, descer da cama com o pé direito. Além disso, deve-se bater três vezes na madeira. Uma outra dica é não servir uma refeição para 13 pessoas. Você também pode carregar galhos de arruda e um pouco de sal grosso para afastar a má sorte.

O que fazer no dia do azar

Muitas pessoas consideram a sexta-feira 13, o dia do medo e da má sorte. No entanto, é possível se divertir bastante com esta superstição e fazer uma maratona de filmes de terror e suspense que envolve a data. Algumas pessoas, porém, preferem mudar suas rotinas no dia a dia para evitar o mau agouro.

Conclusão

Deve-se observar que no Brasil considera-se a sexta-feira 13 como o dia do azar. No entanto, em outros países, as superstições apontam uma outra data, como na Itália, por exemplo, que considera o dia da má sorte uma sexta-feira 17, que é comumente associada à morte. Na Grécia, a terça-feira 13 é o dia do azar.

Em muitos países a data é um dia de energias negativas, há muitas maldições e má sorte envolvendo a sexta-feira 13. Algumas pessoas desenvolvem fobias relacionadas ao período, mudando sua rotina em busca de uma proteção. Outras ficam bastante ansiosas com medo de sair de casa.

Este é o primeiro dia do azar deste ano, haverá outro em outubro. As sexta-feiras 13 costumam ocorrer quando o domingo é o primeiro dia do mês. Em conclusão, acreditando nas superstições relacionadas à data ou não, é um período em que a sociedade fica atenta a questões como a má sorte e ao medo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.