Seu benefício do INSS pode ser SUSPENSO ainda em novembro; saiba como evitar

A princípio, é importante destacar que o pente-fino do INSS tem o objetivo de fazer uma revisão nos benefícios do instituto para a prevenção de fraudes com recebimento irregular dos valores.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou, recentemente, que está realizando um pente-fino nos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez neste mês de novembro. Dessa forma, é necessário que os segurados se atentem quanto às atualizações previstas para o procedimento.

A princípio, é importante destacar que o pente-fino do INSS tem o objetivo de fazer uma revisão nos benefícios do instituto para a prevenção de fraudes com recebimento irregular dos valores.

Revisão do INSS em novembro

De acordo com a 1.514, publicada do Diário Oficial da União, o pente-fino será iniciado pelo grupo de segurados que estão beneficiados pelo auxílio-doença ou pela aposentadoria por invalidez, mas que estão inscritos no Programa de Reabilitação Profissional do INSS. Portanto, passarão pela revisão os beneficiários que não passam por uma nova perícia há mais de um ano.

Segundo informações oficiais do instituto, o procedimento de revisão pode se estender até abril de 2023, visto que a ação tem duração máxima de 6 meses. Ademais, a ação tem como deve realizar o ajuste da Data de Comprovação da Incapacidade (DCI).

Inicialmente, o INSS convocará para o pente-fino cerca de 45 mil beneficiários inscritos no programa de Reabilitação Profissional (RP), e que também aqueles que recebem o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. No entanto, até o momento, as formas utilizadas para convocação dos beneficiários ainda não foram informadas.

Fui convocado, o que devo fazer?

Primeiramente, é importante destacar que o pente-fino do INSS exige que os beneficiários de organizem e agendem uma perícia médica por conta própria, devendo comparece para a realização do exame na data e horário marcado. Lembrando que, caso o segurado não comparecer, correrá o risco de perder o benefício.

Ainda, se o segurado não atender a convocação, os valores do seu benefício serão suspensos ou cortados automaticamente, por completo. Também é válido destacar que os documentos necessários (laudos médicos, receitas e exames que comprovem a incapacidade) não devem ser esquecidos, visto que eles serão solicitados durante o procedimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.